quarta-feira, 27 de março de 2013

“O TRIBUNAL DA NOSSA DEFESA”.

Cheguemos, pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4,16.

     A palavra tribunal vem do latim, significando tribunos, o qual é um órgão de cuja finalidade exercer a jurisdição sobre litígios, composto de no mínimo um juiz, um advogado como defensor, e, quanto aos processos criminais, um Promotor público, representante do ministério público, encarregado da acusação. Tribuno, na Roma antiga, era um magistrado eleito como chefe de cada uma das tribos, e possuía atribuições de diversas resoluções. No versículo em destaque, o escritor aos hebreus registra a magnitude do maravilhoso trono da graça, demonstrando a essência do amor divino, convém dizer, que esse trono é para nós, um majestoso tribunal, constituído para nossa defesa, composto de um juiz, e um defensor. O juiz desse tribunal é o Senhor nosso Deus, o advogado, é o seu Filho Jesus Cristo, quanto ao acusador, é o adversário de nossas almas, que não pertence a esse tribunal, porém a sua petulância, e insolência faz com que nos acuse diante de Deus, dia e noite. Deus como o Supremo Juiz, está Togado no Tribunal da Graça, para deferir nossas ações de delito perante Ele. O Apóstolo São João, nos aconselha dizendo: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis: e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. I João 2,1. Isso quer dizer, que todas as vezes que pecamos, temos um defensor ao nosso dispor, que nos advoga perante o Pai, porém; temos que admitir nosso erro, nos humilhar, e com fé, chegarmos ao trono da graça, (tribunal da nossa defesa), pedir perdão do nosso erro, ou pecado, por sua vez o nosso Advogado, Jesus Cristo intermediará esse pedido junto á Deus, (o Juiz), e intercede por nós, o Juiz defere aquele pedido, dando o veredicto, através do sangue do seu filho que foi vertido na cruz do calvário, e nos purifica de todo pecado. I João 1,7.

    Quanto ao nosso acusador, ele continua com suas exposições acusatórias, conforme João expressa, quando na sua revelação do Apocalipse na ilha de Patmos, que assim diz: E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. Apocalipse 12,10. Graças ao nosso Bom Deus, que chegará o dia em que nosso adversário não nos acusará mais, no entanto, enquanto esse dia não chegar, temos que conviver com esta situação, visto que o diabo não se cansa de nos acusar diante do nosso Deus, todavia, somos agraciados com o favor de Deus, mesmo sem merecimentos, Ele está ao nosso dispor, a qualquer hora e momento de nossas vidas, pois esse Juiz, nunca troca de plantão, e nem tira férias, dia, ou noite, com chuvas, ventos, trovoadas, domingos ou feriados, cheguemos com confiança ao tribunal, que atenderá nossas petições, conforme declara o Salmista: Ele não deixará que seu pé escorregue, seu guarda não dorme. O guarda de Israel nunca descansa nem dorme. Salmos 121.3-4 (Bíblia Hebraica). Além de ele ser nosso supremo juiz, também é o nosso guarda por excelência e fiel, convém dizermos, que é o único guarda que não dorme e nem cochila, e nem tira férias, porém temos que chegar ao seu tribunal com fé, pois doutra forma estaremos cometendo pecados, visto que tudo que iremos fazer, ou praticar para Deus, tem que ser por fé, pois sem fé, é impossível agradar a Deus. Hebreus 11,6, ainda mais, no versículo acima do nosso texto, o escritor nos fala, que é necessário confiança, para podermos ser ajudado, e essa ajuda, vem do nosso Advogado, intercedendo por nós, sem essa confiança, nossos pedidos serão indeferidos pelo Supremo Juiz, se também estivermos em desavença com nosso semelhante, isto, sem liberar perdão, ou sem pedir perdão, será condicionado perante Deus, enquanto não pedirmos perdão, ou liberarmos o perdão, Deus também não nos perdoará. Mateus 6.14-15. E, continuaremos em pecados, Deus não se agrada de tal situação, Ele tem que ser o centro de nossas vidas, e nossas atenções, para honra e glória do seu nome, Deus precisa ser glorificado em todas as nossas práticas, quer dizer; em todos os nossos atos, Deus precisa sentir prazer, assim como nossos filhos nos dão prazeres por suas boas ações praticadas, da mesma forma nosso Deus, como nosso bom Pai celestial. Paulo nos confirma dizendo: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. I Coríntios 10,31.

     A Bíblia, como manual de instrução, e constituição dos verdadeiros adoradores de Cristo, nos alerta, e quero fazer uma pequena ilustração dizendo; se a bíblia fosse um semáforo que sinaliza o verde para passarmos, nós estaríamos no sinal amarelo, advertindo-nos, que virá o sinal vermelho, significando perigo, fechando o caminho para passarmos, assim também, o tribunal de nossas defesas, está nos alertando que somente funcionará, durante a dispensação da graça, pois esse tribunal não é eterno, e sim transitório, um dia as portas irão se fechar, isto quando o Senhor Jesus Cristo vier buscar a sua amada igreja, aí, Ele deixará de ser nosso Advogado, e sim o Esposo da igreja, Mateus 25.1-6, depois de sete anos de regozijo nas bodas do Cordeiro, Ele retornará a este mundo, com grande poder e glória, para governar durante mil anos Marcos 13.26. Apocalipse 20.3, que será; Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores. Apocalipse 19,16. Acabando-se os mil anos, será instalado outro tribunal, agora o último dos tribunais, e Jesus então será Juiz, para julgar os pecados de todos aqueles que recusaram de aceitá-lo como Senhor e Salvador de suas vidas, como descreve o Apóstolo João: E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: E, os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo: Esta é a segunda morte, e aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20.11-15.

    Esse tribunal, que será o último de todos os tribunais, ( juízo final),será condenatório, não haverá apelos, nem segunda chance, visto que não terá mais o defensor, ou advogado, aquele que era advogado, agora foi promovido a juiz, e julgará com toda retidão e equidade os pecados da humanidade, grandes e pequenos, ricos e pobres, Deus passou ao seu Filho essa missão, conforme descreve o evangelista João; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. João 5,27. Alguém pode nos perguntar se é um tribunal condenatório, então porque julgar se já se sabe que vai ser condenado? Primeiro: ninguém pode ser condenado sem direito de defesa, é preciso ouvir cada um. Segundo: Foi uma opção de escolha, e então será julgado por aquilo que escolhera, visto que nosso destino somos nós que escolhemos nesta vida. Por isso então, o nosso conselho para que todos aproveitem a oportunidade que tem hoje, enquanto a porta da graça está aberta, visto que em breve irá se fechar, o Apóstolo São Paulo aconselha a todos, a respeito dessa tão preciosa salvação. Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação. II Coríntios 6,2. Jesus, nosso Senhor e Salvador, faz o convite a todos os pecadores: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11: 28-30. Nunca se esqueça, todas as vezes que for orar, lembre-se de pedir perdão dos seus pecados, o tribunal estará aberto para te atender, depois, é só glorificar a Deus, levantar a cabeça, e dizer: Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito, conforme Romanos 8,1. amém. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.
   

2 comentários:

  1. Que benção realmente se naõ for a misericórdia do Senhor estaremos sempre no sinal vermelho graças a Deus por sua misericórdia Deus lhe abençoe meu irmão cada vez mais

    ResponderExcluir
  2. amém, ainda bem que a misericórdia de Deus é infinita.

    ResponderExcluir