terça-feira, 10 de julho de 2012

NÃO REMOVAS OS MARCOS ANTIGOS. DEUTERONÔMIO.19,14 - PROVÉRBIOS. 22,28




É importante sabermos, que somos portadores do livre-arbítrio, porém, temos regras estabelecidas para seguirmos, respeitarmos, e conservarmos, para estarmos inseridos na suprema vontade de Deus, como os marcos que foram estabelecidos no princípio, pelo próprio Criador, como divisórias entre o bem e o mal, o puro e o impuro, o santo e o sujo, e jamais devemos remove-los. Em se tratando de terrenos rurais, ou mesmo urbanos, a palavra marco; significa uma divisória entre um terreno e outro, podendo ser uma cerca, estacas, pedras ou outra qualquer marca que identifique como demarcação de limites, desde que conste geograficamente na escritura do devido terreno; fundos, frente e laterais, devidamente registrados no cartório de registros de imóveis. Na nossa vida, também temos os limites a serem respeitados, pois nossos direitos vão até onde começam os dos outros, essa respeitabilidade tem que ser seguida, passando de geração para geração. Na vida espiritual, também temos essas regras estabelecidas demarcadas como marcos, que não podemos mudar, pois no plano da salvação estabelecido por Deus à humanidade, Ele fincou marcos para usarmos como sinalizadores, falando-nos, de princípios e valores étnicos, espirituais, morais, os quais não devemos remover, jamais, porque sem eles será como uma nau desgovernada sem rumo. João o evangelista nos adverte: Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. I João 2,24. Vivemos hoje num mundo de renovações, e até parabenizamos por muitas iniciativas renovadoras, que deram certos, porém na maioria, foram verdadeiros caus, e desastres que não tem mais jeitos para barrarem, temos como exemplo, os filhos que já no período adolescente, querem mandar nos pais, de quem é o erro? Com certeza dos próprios pais, que moveram os marcos fixados pelos seus ancestrais, na questão do respeito, e a consideração, agora está difícil para solucionar o problema, ninguém consegue barrar. Na parte espiritual também está ocorrendo o mesmo, os marcos colocados por Deus, como bases fixadoras do nosso proceder e viver, servindo a Deus como Ele deseja, ao passar dos tempos estão sendo removidos, como veremos a seguir.

Primeiro marco; amor: Deus, de eternidade a eternidade, é, e sempre será o próprio amor, vejamos o que o Apóstolo São João descreveu em sua primeira Epístola capítulo 4 versículos 7 e 8: Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Paulo também nos diz: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes, é o amor. 1ª Coríntios 13,13. O amor é um dos marcos mais antigo, o qual não temos condições de estabelecermos datas, isto está aquém dos desejos humanos, porque Deus é eterno, e Ele é o amor, amor esse, incomparável, para termos uma pequeníssima noção do amor de Deus, diante de sua grandiosidade, mencionamos, por exemplo, o nome do cruel e sanguinário nazista Adolf Hitler, que não teve a piedade de matar seis milhões de judeus, e Deus nunca amou qualquer outra pessoa, sendo uma mais e outra menos. como por exemplo o rei Davi, que era segundo o coração de Deus, Ele jamais amou a Davi mais que o próprio Hitler, o grande diferencial, foi que Davi aproveitou o amor de Deus para servi-lo de todo coração, e Hitler não aproveitou a essência deste amor, e a oportunidade passou, Ele nos ama por igual.  Porém, como evangélico que sou, desde 1.962, e, venho presenciando, que esse marco está cada vez sendo removido, por grande parte dos líderes evangélicos, que cuidam mais dos seus afazeres cotidianos, esquecendo-se do mais importante com seus fiéis, que é o amor, Jesus deu um exemplo maravilhoso desse amor, quando viaja de barco, atravessando o mar da galiléia, aproximadamente 13 km até Gadara, para expulsar os demônios de um homem que vivia nu, nos sepulcros, Marcos 5.1-20. Os religiosos da época passavam de longe, sem dar nem um valor ao pobre sofredor, vivendo na pura imundícia, dominado por demônios, e Jesus foi restaurá-lo, e tornar um cidadão digno de sua família e da sociedade. Certo dia participei de um Culto Evangélico numa determinada igreja, logo entrou um bêbado, e sentou-se bem atrás, de vez enquanto, ele começava a chorar, e conversar sozinho, o Pastor levantou-se do púlpito, e foi lá , pegou-o pela mão e retirou o homem de dentro da igreja, eu fiquei triste com aquela ação, e pensei comigo certamente Jesus está chorando de tristeza por esta indelicada ação, pois não foi isto que Ele ensinou, e pensei ainda, graças a Deus que este Pastor não é o dono do céu. Segundo marco; comunhão: Olhando para a igreja primitiva, vemos um exemplo a serem seguidos, eles eram unânimes, na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2,42. E como resultado disso, Deus operava maravilhosamente no meio do seu povo. Para termos comunhão é preciso primeiramente aprender a sermos unidos, como expressa o Salmista nos Salmos 133. Terceiro marco; Valor aos idosos: hoje os nossos idosos estão tão desprezados, abandonados, e descriminalizados, que foi preciso o governo federal, criar uma lei de amparo ao idoso, que se trata da Política Nacional do Idoso, através da Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1.994, não precisaria nada disso, porque Deus estabeleceu normas para amparo dos seus idosos, que deverão ser respeitadas, Ele falou à tribo de Leví dizendo: Diante das cãs, (cabelos brancos) te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Levíticos 19,32.

 Esse marco está sendo removido até no ceio evangélico, nossos idosos só tem o direito de contribuírem, e orarem, isso quando a oração é coletiva, devemos aprender uma coisa, Deus não aposenta ninguém na sua obra, todos têm o seu lugar, e também o seu valor, podendo ser útil, doutra forma, o resultado não é bom, terminam ficando tristes, e depressivos, até as famílias encostam seus idosos nos asilos, para se livrarem dos mesmos, provavelmente acham que nunca irão ficar velhos também. Quarto marco; o sexo: O sexo foi instituído por Deus, antes da queda do homem, para ambos sentirem prazeres, (casal, homem e mulher) e Deus ser glorificado, como expressa Paulo; Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1ª Coríntios 10,31. Porém hoje está sendo deturpado, e banalizado, fora do padrão divino, está sendo explorado como mercadorias nas prateleiras dos super mercados, já tramita no Congresso Nacional, um ante projeto de lei, para oficializar a profissão de prostitutas. Quinto marco; A Fé. Esse marco é a base de nossa vivencia espiritual aqui na terra, jamais podendo recuar, como está escrito: Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele, Hebreus 10,38. Para agradarmos a Deus, é necessário termos fé, conforme a carta aos Hebreus 11,6.  Ela é algo primordial, sem a qual não conseguimos sobreviver espiritualmente, e cada vez mais, devemos pedir a Deus que aumente a nossa fé, se desfalecermos da fé, nossa caminhada rumo à Nova Jerusalém Celestial, tornará inútil. Sexto marco; Doutrinas bíblica. Salvação: Jamais este marco, poderá ser mudado, visto que a salvação em qualquer lugar do mundo, é somente por Jesus, não adianta alguém pregar salvação por outra pessoa, que nunca vai se concretizar, pois o único mediador entre Deus e os homens é somente Jesus Cristo. 1º Timóteo 2,5, e também, em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4,12. 

O Batismo nas águas é outra doutrina, fundamentada no que o próprio Jesus ensinou dizendo: Portando ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28,19. Conforme ensina as sagradas escrituras, a forma exata do batismo nas águas é por imersão, como forma de sepultamento, sepultando o velho homem, a velha natureza, conforme a carta de Paulo aos Romanos 6,4. Jamais Jesus iria entrar no Rio Jordão para ser batizado por João, com uma simples copada de água jogada em sua cabeça, nesse caso, não precisaria ir ao rio então. Também é errado batizar crianças, visto que as crianças não têm de que se arrependerem, conforme disse Pedro, em Atos 2,38. E como prova também, Jesus se batizou com 30 anos de idade. Santa Ceia também é uma doutrina clara e objetiva, que o Apóstolo Paulo ensinou o que tinha recebido do próprio Jesus; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. I Coríntios 11,24. É o símbolo maior da morte de Jesus, e, somente deverão tomar aqueles que estão em comunhão com o Senhor, doutra forma servirá para a Própria condenação. I Coríntios 11,27. Existem muitas outras doutrinas bíblica, que deverão continuar nos seus marcos antigos, como base de nossa fé, e comunhão com Deus. Conclusão: Se removermos o marco chamado amor, encontraremos o ódio, se removermos a comunhão, encontraremos a discórdia, se removermos os valores aos idosos, estaremos desprezando-os, se removermos o sexo como foi instituído por Deus, encontraremos a vulgaridade, e nojeira sexual, se removermos a fé, depararemos com a dúvida, ou ainda a incredulidade, se removermos as doutrinas bíblica, encontraremos as heresias, e idolatrias. Em fim, vamos obedecer a palavra de Deus como ela é respeitando os limites fixados pelo Senhor, como Ele mesmo nos adverte dizendo: Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém. Deuteronômio 27,17. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.




15 comentários:

  1. Capítulo muito bem discernido irmão ! Gostei muito, foi um benção pra mim entender sobre os marcos. Fica na paz ! :)

    ResponderExcluir
  2. amém irmã, que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo estudo e entendimento, que o Senhor continue te usando como instrumento em suas mãos.
    Fique na paz

    ResponderExcluir
  5. Onde está escrito a palavra "livre-arbitrio na bíblia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a palavra livre arbítrio, quer dizer, que nós temos o direito de livre escolha, como Deuteronômio 11:26, temos o direito de escolhermos o bem, ou o mal. também Deuteronômio 30:19-20.

      Excluir
    2. Muito edificou- me sobre remover os Marcos, aproveitar o gancho da palavra livre arbítrio se árbitro não estiver livre, não há livre agência.,ou só vale o escrito? Amém .

      Excluir
  6. Profundo .Como DEUS falou comigo essa semana sobre os limites cristãos, em que não devemos ultrapassar de maneira á abandonar os preceitos e doutrinas bíblicas.

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA AMADO GOSTEI MUITO DO ESTUDO SOBRE NAO RETIRAR OS MARCOS QUE NOSSOS ANTEPASSADOS DEISXARAM. MAS LOGO NO INICIO DO ESTUDO O SENHOR DEIXOU UMA REFERENCIA EM JOAO SO QUE ESSA REFERENCIA SE ENCONTRA EM 1º JOAO, NAO ESTOU QUERENDO CORRIGI-LO MAS TODO ESTUDO EU ACOMPANHO PELA BIBLIA E QUANDO PROUCUREI EM JOAO NAO ESTAV ESSA REFERENCIA DAI ENTAO PROUCUREI E ENCONTRI EM 1º JOAO.
    FICA NA PAZ DO NOSSO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, fiquei muito grato por sua postagem, eu já corrigi o erro citado entre João, e I João, muito obrigado que Deus vos abençoe, grato, abraços na Paz do Senhor.

      Excluir
  8. A paz do Senhor!
    Inspirado pelo espririto Santo!
    Explicacao que veio no céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amém que bom, graças a Deus, fico feliz por sua vida, que Deus lhe abençoe.

      Excluir
  9. Excelente explicação, parabéns Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir