sábado, 28 de abril de 2012

“Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”. Eclesiastes 9,8.

   Apesar de, o Rei Salomão ter tomado caminho errado, já na sua idade avançada, trocando Deus pelos ídolos pagãos, levando o povo de Israel á desvirtuarem do verdadeiro caminho, partindo para a poliginia desenfreada, com mulheres pagãs e idólatras, exatamente contrário as ordens de Deus, pois, era tudo o que Deus não queria que acontecesse com o seu povo, inclusive o Senhor, fez recomendações para não partirem para esse caminho, conforme I Reis 11.1-11, o seu deslize foi tão grande, que chegou até ao extremo, casando-se com 700 princesas, não achando muito, arrumou mais 300 concubinas (amantes), e essas mulheres lhe perverteram o seu coração. I Reis 11,3. E, Salomão se esqueceu do seu próprio provérbio, “melhor é o fim duma coisa, do que o princípio, Eclesiastes 7,8”, desvirtuou-se já no final de sua vida, deixando para trás, os sábios conselhos de seu pai Davi, porém, chega o momento que ele passa a refletir, e ver que tudo isso foi vaidade, que não trouxe nada de benéfico, nem ao povo, e muito menos à ele, graças a Deus, que ainda em tempo oportuno, começa a mudar o foco, deixando conselhos brilhantes, como por exemplo; vida com mulheres: Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. Eclesiastes 9,9. Também aconselha á fazermos reflexão em nossas vidas, e diz: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12.13-14. Continuando com sua mudança de atitude e de vida, brota em seu coração um desejo brilhante, que expressa, o seu sentimento próspero e glorioso, que seja cumprido na vida de todos aqueles que amam a Deus, que é:  "Quanto ao viver na unção com o óleo sobre a cabeça, e as vestes alvas", isso diz respeito da nossa vida espiritual, e, considerando a feliz mudança transmitida pelos seus conselhos e sentimentos, no meu entendimento, depois dos seus deslizes, provavelmente Salomão tenha se reconciliado com Deus, pois sua misericórdia e o seu amor são infinitos. Olhando para o velho testamento, podemos observar o significado dos três símbolos citados por Salomão, vestidos, óleo, e cabeça; as vestes alvas representavam a mais importante parte do vestuário sacerdotal que descia até os pés do sacerdote, cobrindo-os, a túnica era colocada sobre a pele nua do sacerdote, apontando para a justiça de Deus na vida moral e espiritual dos filhos do Eterno. Também falando da pureza e santidade dos servos de Deus. A santidade do espírito, da alma e do corpo físico. O óleo no velho Testamento era um composto de especiarias perfumadas, derramado especificamente na cabeça dos sacerdotes, Levíticos 8,12.

   No novo Testamento, o óleo tipifica o Espírito Santo agindo na vida do crente, e também aponta para uma das grandes manifestações do Espírito do Senhor. Já o termo cabeça, traz um grande significado, pois é na cabeça, que encontra-se o governo do corpo do crente, sendo identificada por Jesus Cristo como a cabeça da Igreja. Colossenses 1,18. Também da cabeça procedem as leis, e as ordens para o corpo físico, é na cabeça que encontram-se os olhos para que o crente veja coisas espirituais de Deus, e enxergue o que não é agradável ao Senhor, e possa desviar-se, ainda os membros da cabeça, como; os ouvidos, para ouvir e atender a voz de Deus, os lábios para orar, louvar, glorificar, a língua para confessar que Jesus Cristo é o Senhor, conforme Filipenses 2,11, as narinas para que o bom cheiro de Cristo seja uma realidade constante. 2 Coríntios 2.14-17. No capítulo 3 do livro de Eclesiastes, o próprio Salomão descreve que há tempo para tudo debaixo do céu, e evidentemente, devemos andar com nossas vestes espirituais alvas, e nunca faltando óleo sobre nossa cabeça, em todo o tempo. Mesmo vivendo num mundo cheio de sujeiras malignas lançadas por satanás, podemos viver com nossas vestes limpas, o sangue de Jesus Cristo, nos limpa de todo pecado. I João 1,7, e o óleo do Espírito nos conserva limpos, assim como o óleo comum, serve de conservante para lubrificar muitas coisas, como peças, aparelhos e muito mais, o óleo do Espírito nos unge, lubrificando-nos das ferrugens do pecado, e conservando nossas vestes, uma vez já purificados pelo sangue do Cordeiro. Na nossa vida cotidiana, temos que evitar duas maneiras de vivermos perante a sociedade, a primeira é andar com a roupa suja, e a segunda, é andar despido sem roupas, espiritualmente também não podemos fugir destas duas regras, para vivermos em comunhão com Deus, é necessário vivermos com as nossas vestes espirituais alvas, sem nenhuma mancha. Como manchamos as vestes espirituais? Existe somente uma coisa que mancha, chama-se pecado, o pecado é a maior sujeira espiritual, além de sujo, cheira mal nas narinas de Deus, Ele não suporta em ver pecados. Por isso então, devemos conservar as vestes limpas, como descreveu Salomão. Certa feita, Jesus conta a Parábola das bodas, dizendo que o reino dos céus, é semelhante ao rei, que celebrou as bodas de seu filho, e quando o rei entra para ver os convidados, viu ali um homem que não trajava veste nupcial, e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o, de pés e mãos e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22.1-14. Então vemos a importância das vestes, sem as quais não estiverem limpas, não veremos a Deus, ficaremos fora das Bodas do Cordeiro.

   Às vezes, quando falamos em pecado, como mancha espiritual, logo vem em nossas mentes, adultério, prostituição, roubo, esquecemos que existem muitos outros pecados, que também mancham as vestes, tais como: mentira; Jesus disse a verdade, a um grupo de fariseus, que mentindo diziam serem filhos de Deus, e assim falou; Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8,44. Se o diabo é pai da mentira, conseqüentemente aquele que mente, estará fazendo a vontade do Diabo, e, deixará de ser filho de Deus, tornando-se filho do próprio diabo, notoriamente, manchando suas vestes espirituais, mágoas; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. Mateus 6,15, murmurações e contendas; Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. Filipenses 2,14. Ira; Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1,20, desobediência; E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? Hebreus 3,18, idolatria; Portanto, meus amados, fugi da idolatria. I Coríntios 10,14. Enfim, temos uma relação descrita por Paulo, como obras da carne, que mancham nossas vestes espirituais, o Apóstolo assim descreve; ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno como já antes vos preveni que os que tais coisas praticam, não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5.19-21. A bíblia nos ensina o remédio, quando pecamos: Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça,  para que possamos alcançar misericórdia, e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4,16. Ainda mais, somos agraciados com um ilustre Advogado para advogar nossas causas junto a Deus, quando erramos, ou nos momentos que precisamos de ajuda para resolver nossos problemas, quando os mesmos estão aquém das nossas possibilidades, este advogado, é jesus Cristo, conforme I João 2,1. Deus quer que permaneçamos com nossa cabeça ungida, e as vestes alvas em todo tempo, como recomendou Salomão, para que a Glória de Deus permaneça em nossas vidas, e sermos possuidores de suas promessas. Lembre-se: Nunca se esqueça de pedir perdão dos seus pecados, por que Deus nunca se cansa em te perdoar. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
                                                                                                                                                                                        

11 comentários:

  1. Salomão provou o que ele mesmo afirmara: "Vaidade das vaidades; tudo é vaidade.

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão!
    Deus o abençoe e o guarde.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo,

    Nobre amigo e irmão em Cristo, se nesse estudo expressou o seu sentimento e ternura diante de Deus, e realmente aplica em sua própria vida, você está de parabéns, pois em nossos dias a maioria dos pregadores se perderam em algum lugar do caminho, hoje não mais prega a verdade, hoje as igrejas se tornaram palco e desfiles de moda e de luxurias e sensualidades, buscam glórias para si mesmo, uma forma de se enriquecer, combrão até para falar de Jesus, quando louvam, louva a si mesmo, e querem ser aplaudidos pelas plateias.
    meu amigo falo por conhecimento de causa, eu tenho até vergonha de se misturar com a maioria deles, continue com esse pensamento em semear a verdadeira semente, pois a palavra de Deus nunca será pesada para aqueles que anda com sinceridade diante de Deus.

    Receba o meu abraço e carinho em Cristo Bispo Ribeiro Paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade amigo, eu não posso brincar de ser crente, vc está certo, que Deus te abençoe, muito obrigado.

      Excluir
    2. verdade amigo, eu não posso brincar de ser crente, vc está certo, que Deus te abençoe, muito obrigado.

      Excluir
  4. Salomão foi salvo por Deus, eternamente?

    Veja o que diz a palavra de Deus e a promessa, dita pelo próprio Deus a Davi seu servo, homem segundo o seu coração acerca de seu filho Salomão. Em: 2º livro de Samuel cap. 7 versículos 12 a 15.

    "Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de tí o teu descendente, que procederá de tí, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.
    Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei diante de tí."

    Veja agora como está escrito na Bíblia NTLH "linguagem de hoje". "E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre.

    Eu serei o pai dele, e ele será o meu filho. Quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho. Porém não retirarei dele o meu amor, como fiz com Saul, para que você pudesse ser rei.

    Deus prometeu ao seu servo Davi que o seu filho Salomão, iria construir o templo para ele, porque ele não permitia que Davi, apesar de ser um homem segundo o seu próprio coração, construísse o templo porque tinha derramado muito sangue em suas jornadas.

    Então Deus queria que Salomão fizesse esse templo e prometeu que o reino dele seria para sempre na descendência de Davi e também que se Salomão viesse a pecar seria castigado pelas leis e julgamentos dos homens sofrimentos e não por Deus, porque o SENHOR prometeu a Davi que não retiraria dele o Espírito Santo como retirou de Saul, para que Salomão tivesse a vida eterna.

    Mas se você ainda duvida da salvação de Salomão, leia em: 1º Pedro cap. 3 versículos 18, 19, 20, onde a bíblia diz, "Porque Cristo padeceu uma vez pelos pecados, os justos pelos injustos para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivicado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a logaminidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água. A bíblia diz que quando Jesus morreu ele foi pregar aos espíritos em prisão, isto é: todos aqueles que tinham morrido desde o início do mundo até o tempo da arca de Noé, e depois do dilúvio até a vinda de Jesus, antes que ele o Salvador de toda humanidade tivesse encarnado neste mundo e estavam aguardando a sua visita, onde de fato Jesus foi e pregou que era o messias e que veio para levá-los para o lugar que ele tinha preparado.

    Logicamente que Salomão se estivesse lá, deve ter sido um dos primeiros a aceitar o convite de Jesus, assim como muitos que não o conheciam. Jesus nunca mais voltará a esse lugar porque deste dia em diante todos ficaram sabendo que Ele existe e é só aceitá-lo como Senhor e Salvador que todos serão salvos.

    E a todos neste mundo, que nunca ouviram falar de Jesus como Senhor e suficiente Salvador, no dia do julgamento será julgados por Deus pela sua consciência,


    "Quando, pois, os gentios, que não tem lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem de lei para sí mesmos, estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se; no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho". Romanos cap. 2 versículos 14, 15, 16.
    "Então, se abriram livros, ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto, e os mortos foram julgados, segundo suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros".
    Apocalipse cap. 20 vers. 12.

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexeçao! Que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, meu amado, que Deus lhe abençoe, preciso das vossas orações para Deus continuar me usando nas suas mãos, um grande abraço

      Excluir