quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

“CHIBOLETE, A SENHA PARA A VIDA. SIBOLETE, A SENHA PARA A MORTE.”


Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. Juízes 12.6.

     Como acontece no cotidiano, em nossas famílias, que após os filhos crescerem, e multiplicarem, sempre o indesejável aparece, desvirtuando de seus preceitos, criação, cultura familiar. Foi assim que aconteceu com a Tribo de Efraim, uma das doze Tribos de Israel, que após ser emancipada, recebeu a sua herdade, uma terra fértil, numa área montanhosa, o que lhe dava proteção, e sob a Graça do Todo Poderoso, muito prosperou. Porém, o seu povo começou a se dispersarem para outras regiões, e com isso foram perdendo sua identidade, misturando-se com outros povos de costumes diferentes, e idólatras. O livro de juízes registra o assentamento do povo de Israel na terra prometida, onde o governo se dava por meio de juízes, e os dias eram difíceis, por conseqüência das rebeliões, e idolatrias em que os israelitas tinham se desvirtuado dos preceitos Divino, e Deus levanta um homem, chamado Jefté, cujo, viveu em um contexto familiar muito conturbado, sua mãe era prostituta, seu pai Gileade, tinha muitos filhos de outros relacionamentos, porém Jefté era um homem valente, e valoroso, e seus meio-irmãos, os expulsaram de casa, para ele não possuir herdades, porque diziam eles, que era filho de outra mulher, conforme Juízes 11: 1-2.  Mas Deus levanta quem ele quer, e Jefté é aclamado juiz sobre Israel, no momento crítico, em que os amonitas tinham declarado guerra contra Israel, por sua vez, Jefté convocou os efraimitas para ajudá-lo na guerra, porém os mesmos recusaram, no entanto, Jefté com seu povo, os Gileaditas guerreou e venceu, pois Deus estava à frente.

    Conseqüentemente, os efraimitas acharam-se ofendidos por não participarem da batalha, enciumados, e sem razão, declararam guerra contra os Gileaditas, agora surge um grave problema com os efraimitas, visto que eles quando iam à busca da terra prometida, se dispersaram, ficando para trás, e não passaram o Jordão, ficando distante dos demais, motivo pelo qual, perderam sua verdadeira identidade, se misturando a outros povos idólatras, e criaram outros dialetos, na sua arrogância, os efraimitas montaram um exército, e marchou Contra Jefté, e disseram que iriam tocar fogo em sua casa com ele dentro. Porém jefté imediatamente reagiu, convocou novamente o seu povo, os gileaditas, e foram até o vau do Jordão, por onde os efraimitas iriam passar, e teve uma orientação divina, estabelecendo uma senha para a vida, e outra para a morte, usando uma palavra conhecida, chamada Chibolete, que no original em Hebraico significa rio corrente, pois Jefté sabia que o povo disperso de Efraim, tinha perdido a identidade, e também o dialeto, e assim o procedeu, quando alguém dos dispersos de Efraim, queria passar, lhes pediam permissão, porém eles perguntavam; és efraimitas, se respondessem sim, era degolado na hora, porém, se negassem dizendo não, lhe mandava falar a palavra Chibolete, se pronunciasse Sibolete, era degolado, e assim foi morto 42.000, conforme registra o livro dos juízes: Porque tomaram os gileaditas aos etraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixa-me passar; então os gileaditas perguntavam: és tu efraimita? E dizendo ele: Não, então lhe diziam: Dize-me, pois Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo, quarenta e dois mil. Juízes 12: 5-6. Desse episódio, tiramos uma grande lição, nunca devemos ficar dispersos, o Salmista recomenda: Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133:1. O mundo nos traz outra identificação, mesmo que alguém possa dizer que serve a Deus, seu linguajar difere-se do verdadeiro cristão, muitos dizem serem seguidores de Cristo, carregando um crucifixo no peito, porém tudo isso, é Sibolete, a senha para a morte, outros querem servir a Deus, também servindo o mundo, a palavra de Deus nos alerta dizendo: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I João 2:15. Chibolete como senha para a vida, significa; buscar primeiramente o Reino de Deus e sua justiça. Mateus 5:33. Ou ainda, como disse Paulo: Já estou sacrificado com Cristo; e vivo. Não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2: 20, O evangelho sem a cruz de Cristo, é Sibolete, senha para a morte, segundo Paulo, quem pregar o evangelho tem que estar crucificado também, doutra forma, não é o Evangelho de Cristo. Sibolete significa, andar de mãos dadas com o mundo, perdendo a pureza, a paz, e a santificação, o escritor aos Hebreus nos recomenda para estarmos atentos contra esse perigo, e nos diz: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14, pois Deus é santo e não aceita mistura.
  
    Significa ainda andar com um pé dentro da igreja, e o outro no mundo, perdendo a identificação de servo de Deus, porém, não se dando de conta que perde a comunhão com o próprio Deus, e daí desvirtuam a palavra, e as sãs doutrinas, e o resultado trágico; é que Deus deixa de usá-lo, no entanto, continua querendo usar Deus, conheço uma pessoa, que desviado dos caminhos do Senhor, teimava que expulsava demônios, mesmo sem ter comunhão com Deus, eu lhe falei que era engano, e certo dia, o demônio incorporou em sua amásia, e ele foi expulsar, somente passou vergonha, depois me confessou a realidade, dizendo que não era mais nada, e eu falei; sem Jesus em nossas vidas, não somos nada mesmo. Não foi diferente com Saul, perdeu sua identidade com Deus, se disfarçou, trocou sua roupa, e foi consultar uma feiticeira, conforme I Samuel 28:8. Salomão expressa em Provérbios, que há caminho, que parece direito ao homem, mas o seu fim são caminhos da morte. Provérbios 16,25. Sibolete ainda quer dizer; ser guiados pelas obras da carne, conforme São Paulo afirma: Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedíces, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21. Infelizmente, esta é a senha para a morte. Em quanto que, Chibolete ainda significa, o oferecimento do nosso Culto racional a Deus, como recomenda Paulo: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1. Ainda significa Jesus, como o único caminho para a vida eterna, como ele próprio disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.
  

2 comentários:

  1. Meu amigo seu estudos são muito bons, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, muito obrigado amigo,tudo isso é o resultado das vossas orações por mim, e poço-vos que continuem orando por mim, para que eu seja um atalaia do Senhor.

      Excluir