quarta-feira, 17 de abril de 2013

O JUÍZO FINAL.


E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. Apocalipse 20,11.

    Tudo aqui neste mundo é passageiro, uma coisa demora mais, outra menos, porém tudo tem seu fim, hoje contamos com tribunais de vários tipos, em que os poderosos e magistrados julgam pelas leis, outros fora das leis, existem até tribunais de milícias, para julgar e condenar a morte quem acharem convenientes, conforme suas determinações, porém uma coisa é certa, chegará o dia em que terá o seu fim, até mesmo os tribunais politicamente corretos, como em nosso país, as instâncias inferiores, e a superior, no caso do Supremo Tribunal Federal, a coorte máxima, que também chegará o dia em que será esfacelado, isto é; todos os tribunais serão substituídos por um único e soberano, comandado pelo Rei dos reis, e Senhor dos senhores, acontecerá o último de todos os julgamentos da humanidade. Vamos lembrar-nos dos principais tribunais mencionados na bíblia: O tribunal de Pilatos. Mateus 27,19. O tribunal de Herodes. Atos 12, nesse tribunal, condenaram Tiago, e assim o fizeram matando á espada, e lançaram Pedro na prisão, porém a igreja fazia continua oração por ele, e Deus o livrou milagrosamente, depois o fim de Herodes, foi comido de bichos, por não dar glórias a Deus. O tribunal de Gálio. Atos 18.12-13 queriam a condenação de Paulo, mas Deus o livrou. O tribunal de César. Atos 25.6-10. Festo fez acusações contra Paulo e ele apelou a Cesar. O tribunal de Cristo. 2º Coríntios 5,10. O tribunal da nossa defesa, o Trono da Graça. Hebreus 4,16. Porém, um dia fechará, e o último dos tribunais, será o juízo final, aí começará o fim do mundo, conseqüentemente, o fim de todas as coisas, inclusive da raça humana, cumprir-se-á a palavra dita por Deus no princípio da criação, quando a maldade da raça humana provoca sua ira, como diz o texto: E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até a ave dos céus; porque me arrependo de havê-los feito. Gênesis 6,7. Um dia, o Criador trará a juízo  todos os atos maléficos da humanidade, inclusive as más palavras, como o próprio jesus Cristo disse: Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia de juízo, porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12: 36-37.   

     Quando da instalação desse tribunal, o inferno será ocupado pelos seus nobres habitantes; e o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta, e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20,10 a dimensão desse tribunal é tão imenso, que João descreve que o que estava sentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Apocalipse 20,11. Convém dizer que será um tribunal condenatório, não havendo oportunidades de defesas, nem apelos para segunda chance, nisso alguém poderá indagar, porque então julgar, sabendo que todos irão ser condenados? A resposta é simples, foi uma opção de escolha enquanto em vida, e poderiam ter se arrependido, e não o fizeram, Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14,6 conseqüentemente não deram ouvidos aos ensinamentos do Senhor Jesus, e quanto à obediência deixaram de lado, seguindo outro caminho, que seu fim, é o caminho da morte, conforme relata em Provérbios 16,25 existe caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim, são os caminhos da morte, foi opção de escolha, e o resultado não poderá ser outro, senão a condenação, a bíblia é bem clara, quanto à lei da semeadura, somente ceifará aquilo que semeou, conforme os ensinamentos de Paulo; não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6.7-8. Deus não poderá levar alguém para o descanso eterno, se ele escolheu o caminho errado. O trono se destaca como branco, que significa santidade e retidão, trata-se do trono do Santo, e será o julgamento de Deus contra todos os pecados, não haverá graça, nem misericórdia, e nenhum pacto de esperança.

   Os componentes do grande trono branco, ou juízo final, será: Jesus Cristo como o grande juiz, que se assentará ao lado do Pai, conforme ele próprio declarou: E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. João 5,27. Hoje ele é nosso advogado conforme descreve o Apóstolo do amor.  Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. I João 2,1. Porém nesse dia, ele não será mais Advogado, e sim o grande juiz, os salvos estarão ao seu lado, compartilhando do julgamento com a mente de Cristo, testemunhando toda ação, e no momento em que o juiz disser a alguém que ele não deu ouvido a sua santa palavra, e o mesmo refutar dizendo que ninguém o avisou, Jesus então dirá, você conheceu meu servo fulano de tal? E apresentará dizendo este que está aqui comigo, ele não poderá dizer que não, (pode ser até você, o nome citado, ou eu, se formos fiéis até o fim) Jesus prosseguirá dizendo, no dia tal, em tal lugar, ás tantas horas, minutos e segundos, ele te falou a minha palavra, e você não deu ouvidos. Por isso é necessário que preguemos a palavra, em tempo, e fora de tempo, para que alguém se arrependa, e não seja condenado, ou para sermos testemunhas daqueles que quiserem negar dizendo que não ouviram a palavra de Deus. Farão presença nesse tribunal para julgamento, vários livros. A bíblia sagrada composta de todos os livros, conforme Jesus disse quando ainda estava no mundo: Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar no último dia. João 12,48, todo o julgamento será baseado na bíblia sagrada, a qual será apresentada diante de todos, as escrituras originais, visto que o que temos em nossas mãos é uma cópia, se porventura fossem queimados todas as bíblias existentes no mundo, não queimariam a original, porque se encontra no céu conforme descreve o salmista: Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. Salmos 119,89. Também se fará presente, o livro da vida: E aquele que não foi achado no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20,15. Outro livro que se fará presença é o livro das obras. Apocalipse 20,13b.

     Todos os pecadores não salvos estarão presentes, desde o início do mundo, até os dias atuais, acontecerá a segunda ressurreição; bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20,6. Grandes e pequenos estarão diante do trono, isto quer dizer, poderosos e humildes, todos serão julgados por igualdade, todos os segredos dos pecadores serão julgados, como disse Paulo; no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho, Romanos 2,16. Será um julgamento nominal, em que cada um será chamado por nome, indo à frente do tribunal, se ajoelhará, e fará a confissão dizendo: Eu fulano de tal (citará o seu nome completo), confesso que Jesus Cristo é o Senhor, conforme declara o Apóstolo Paulo; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus pai. Filipenses 2.10-11. Em seguida o Juiz lerá seus atos, todos registrados nos livros das obras, e em seguida consultará o livro da vida, conseqüentemente não irá encontrar o nome do mesmo, então será dado o veredicto da sentença, que será lançado no lago de fogo, conforme diz a palavra: E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20,15. Muitas são as pessoas que não acreditam, que tudo isso irá acontecer, no entanto, a palavra de Deus é bem notória e fiel em seus cumprimentos, que o próprio Jesus confirmou em suas palavras, registradas pelos três evangelistas, que; passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Marcos 13,31. Lucas 21,33. Mateus 24,35. O que devemos fazer, no dia que se chama hoje, é aproveitar, o grande amor, e a misericórdia de Deus, que sem merecimentos nos oferece a oportunidade de usufruirmos da dispensação da graça, para aceitarmos o seu Filho Jesus Cristo, como único e suficiente salvador de nossas almas, para que no dia do juízo final, estaremos ao lado do grande e supremo Juiz, e não como réus para sermos condenados, para isso, o escritor aos Hebreus nos recomenda: Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos tornamos participantes de Cristo, se tivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Heb. 3: 12-14. Amém. - EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário