domingo, 3 de março de 2013

“DISSE JESUS: NÃO CHORES.”



E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. Lucas 7,13.

   O choro, é um fenômeno neurológico e endocrinológico, causado pela contração da glândula lacrimal, relacionado ao instinto de defesa do ser humano, como resultado de algum tipo de emoção, tanto de tristeza, como de felicidade, no caso da viúva de Naim, que morava na pacata e humilde cidade chamada Naim, próximo ao mar da Galiléia, ao sul do Monte Tabor, distante cerca de 30 quilômetros de Cafarnaum, ou a caminhada de um dia, cidade a qual Jesus Cristo escolhera para morar, mudando-se de Nazaré, conforme Mateus 4.12,13. Região que concentrava-se uma  grande parte do povo gentio, hoje, a cidade de Naim ainda existe, está totalmente dominada pelos muçulmanos, segundo relatos, no ano de 2005 a população da cidade de Naim, era de 1.600 habitantes, atualmente sua renda per capita vem do turismo, e da fabricação de tapetes, que dizem ser os mais lindos e belos tapetes do mundo. Nos diz o relato bíblico, que Jesus, após ter operado um milagre na sua cidade, Cafarnaum, curando o servo do centurião, tem o desejo de ir até Naim, e com Ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão, que somente o evangelista Lucas teve o privilégio de mencionar esse tão importante acontecimento. Depois da grande caminhada, chegando perto da porta da cidade, o Mestre observava outra multidão, porém inferior a que lhe acompanhava, e também de cunho diferenciado, de choro angustiante, cujo centro das atenções, era um jovem, filho único de sua mãe, dentro de um esquife, conduzindo-o ao sepultamento, e a pobre mãe ao lado do filho chorando,  visto que ela passara por dupla aflição constrangedora, seu marido tinha falecido, estava enfrentando o dissabor da viuvez, porém tinha ainda um consolo, que era seu filho único, e podia dividir seus pesares com seu filho, surpreendentemente, repete-se o mesmo dissabor, a morte bate a sua porta mais uma vez, agora levando a óbito, o seu único filho.

   A viúva era de boa índole  visto que uma multidão da cidade, acompanhavam o féretro, como sinal de pesares e condolências pelo ocorrido, de repente  se aproxima a outra multidão, onde o Senhor da vida se fazia presente, e Ele avista aquele cenário não agradável, se aproximando da viúva, moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores, alguém poderia até estranhar aquela atitude de Jesus, visto que a pobre coitada, não tinha outra opção, a não ser chorar e chorar, não havia outro consolo, porém, aproveitamos o ensejo para afirmar que por duas razões jesus disse não chores, primeira razão: Ele disse não chores, visto que Ele é o consolo dos que choram, e possivelmente, disse a ela, que aqui neste mundo é assim mesmo, pois Ele também tinha passado pelo mesmo problema, o seu pai  havia falecido, e no mundo tereis aflições. Segunda razão: Ele disse não chores, porque ali estava o Senhor da vida, e, em suas mãos estava a solução, e a palavra final era dele, como diz o texto. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. Lucas 7: 14,15. Agora muda-se o senário, a morte dá lugar a vida, o que era choro de tristeza, transforma-se em choro de alegria. E, todo o povo deram testemunhos da grandeza em que Jesus operou, e de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda judeia e por toda a terra circunvizinha. Lucas 7.16,17. Vemos que o prazer de Jesus, é dar felicidades aos desconsolados, transformar vidas, ressuscitar sonhos, para que seu Pai seja glorificado nele.

   Para Jesus, não tinha obstáculos, nem distâncias, ou qualquer dificuldades para ir ao socorro dos aflitos, ainda que todo mundo se esqueça de ti, Ele jamais esquecerá, pois Ele é o bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas,  hoje não é diferente, não mudou, e nunca mudará, as suas mãos continuam estendidas para salvar, curar, restaurar vidas, e também até ressuscitar, segundo sua vontade soberana, seu poder não diminuiu em nada, pelo contrário, Deus o Pai, outorgou a Ele, todo o poder, no céu e na terra. Mateus 28,18.   É isso que Jesus veio trazer, e oferecer a humanidade, vida, e vida em abundância. O mundo estava em densas trevas, o povo andava como ovelhas sem pastor, e, então a Graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens. Tito 2,11. E, então afirmamos, assim como Ele operou o milagre no filho da viúva de Naim, continua a operar em nossos dias, pois Ele é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13,8.  Sabemos que, a adversidade também pode bater em nossas portas, e, para isso precisamos estar alicerçados na rocha, que é o próprio Cristo, podemos confiar, creia, que o choro pode durar uma noite, mais a alegria virá pela manhã. Salmos 30,5, a tristeza se transformará em alegria, e  o fraco ficará forte, para Ele, nada é impossível, conforme Lucas 1,37. Se estás na mesma situação, ou semelhante aquela viúva,  não desespere, o Senhor continua com a solução, se acabas de perder seu emprego, seu automóvel, sua casa, seu amigo, ou mesmo seu único filho, Jesus continua a dizer; não chores, estou contigo nas horas difíceis, tanto no monte, como no vale, tuas orações tem chegado até mim, continue persistindo, orando com fé, e esperando a vitória, disse Jesus: Se alguém me servir, meu Pai o honrará. João 12,26. Pois mesmo que os sábios e entendidos já disseram que não tem mais jeito, se o médico já desenganou,  lembre-se, a palavra final é do Senhor Jesus, Ele está no controle de tudo, inclusive de sua vida, medite nas palavras do salmista Davi; esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Salmos 40,1. Nas horas difíceis de nossas vidas, que, ninguém á nossa volta não pode nos socorrer, devemos exercitar a fé em Deus, com toda confiança, conforme declara a sua santa palavra; Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46,1. Deus nunca tarda, sua resposta chega na hora certa, basta confiarmos, a sua palavra nos garante, que nosso Deus não dorme, e nem cochila, Ele é o guarda fiel do seu povo. Salmos 121.4. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário