quinta-feira, 24 de maio de 2012

" O DOMINIO PERDIDO "

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1,28.

Na obra da criação, Deus dedicou o seu amor mútuo ao homem, que; prazerosamente o fez, conforme sua imagem e semelhança, e a ele entregou o domínio sobre todos os seres viventes, existentes na terra, bem como sobre toda a terra. Genesis 1,26.  Esse domínio era privilegiado a Adão, e assim ele podia chamar qualquer animal e ter, em suas mãos na hora em que necessitassem, eles ouviam a sua voz, e imediatamente lhes obedeciam, porém, após o próprio Adão e sua companheira desobedecerem ao mandamento de Deus, comendo da fruta proibida, Genesis 3,6, que, em seguida foram expulsos do Jardim, perdendo também o privilégio de comer do fruto da árvore da vida, visto que a partir de então, passaram a serem mortais, e não eternos, Deus colocou ao oriente do jardim, querubins e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida. Genesis 3.23-24. Passeando ainda no livro de Genesis, chegando ao capítulo 9 e versículos dois e três, encontramos Deus dando ordens para o homem usufruir dos animais e de toda erva, como mantimentos, porém com restrições quanto ao domínio, e disse o Senhor: Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar. E cada vez, esse domínio foi se afastando, ao passo que hoje os homens só conseguem pegar os animais, com armas ou armadilhas.

De maneira em que a vulnerabilidade humana passou a reinar, cada vez mais, foi se tornando difícil o comando do ser humano, para que alguém lhe obedeça; agora deixando de lado os animais, e voltando-se para o próprio ser humano, vemos as coisas não  agradáveis, desencadeou o efeito cascata, estamos perdendo o domínio sobre a família, os filhos depois de seus doze anos, ou menos ainda, dificilmente estão obedecendo aos seus pais, cada um querendo ser donos de si próprios, e fazer o que bem lhes interessam inclusive muitos partindo para um caminho sem volta, que são os vícios, e dependências químicas, para que não dizer infelizmente, sobre a inversão de valores, os filhos querendo mandar nos pais, os servos não obedecendo aos seus senhores, contrariando o que está escrito em I Pedro 2,18, o povo se afastando da submissão, também contrariando o mandamento aos Hebreus 13,17. Somente Deus pode tornar diferente essa situação, e, na realidade os dias são maus conforme descreve o Apóstolo João; o mundo jaz no maligno I João 5,19. O problema é por que a humanidade anda como ovelhas sem pastor, conforme Marcos 6,34 visto que são poucos os que se interessam pelo Reino de Deus e sua Justiça. Somente serão agraciados com harmonias nos lares, ou em quaisquer situações, obedecendo à palavra de Deus, pois Ele vela pelos seus, e o inimigo não tem privilégios sobre os filhos de Deus. A Bíblia Sagrada como fonte de riquezas espirituais, e alicerces para nossas vidas cotidianas, nos orienta como educar nossos filhos, para depois termos nossa consciência eficaz, e livre de acusações, assim diz: Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22,6. Ao mesmo tempo, também instrui os filhos como procederem para ter uma vida feliz; honra a teu pai, e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Efésios 6,2. A final, o mundo seria outro, se o povo obedecesse a palavra de Deus, tudo seria fácil, e resolvido, a justiça e a paz certamente reinariam que cada um volte-se ao princípio, voltando-se para Deus, e verás a diferença. Que assim seja, amém.   EROTIDES FRANCISCO LIMA.

                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário