quinta-feira, 22 de agosto de 2013

“Na prosperidade ou na adversidade, o caminho da vitória, é adorar a Deus.”


No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Eclesiastes 7.14.
     A adoração a Deus deve ser um ato amoroso e voluntário de nossa parte, e, que nada nesta vida venha a induzir o desvio desse laço com o nosso Deus, visto que o Todo-poderoso, nunca desiste de nós, mostrando que o seu amor para conosco, é infinito, mesmo que nós desistirmos dele, jamais Ele deixará de nos amar, porém, assumiremos todas as consequências que vier, e Jesus alertou-nos dizendo: porque sem mim, nada podeis fazer. João 15,5. O grande sábio Salomão aconselha-nos a enfrentarmos as duas situações nas nossas vidas, prosperidade, e adversidade. Quanto à prosperidade, nos diz respeito uma vida próspera, avante, benigna, agraciada, vantajosa, etc. Já a adversidade, é totalmente contrária, e nos fala de revés, tribulação, aflição, perseguição, contrariedade, obstáculo, dor, angústia, etc. Sabendo que, Deus fez a prosperidade, em oposição á adversidade, segundo o conselho do sábio, quando alguém for contemplado com a prosperidade, deve-se aproveitar a contemplação, e gozar do bem, isto é, para ter gás, ou seja, energias para enfrentar a adversidade quando bater a nossa porta, como diz o provérbio popular: “Nesta vida, nem tudo é mar de rosas”, sempre nos deparamos com os espinhos, e nessa hora precisamos estar preparados para vencê-los, sabendo que temos que considerar, pois a adversidade também Deus fez, em oposição à prosperidade. Existem muitos pregadores que ensinam erroneamente, para não aceitarmos, e dizem até, que temos que exigir de Deus a solução dos nossos problemas, visto que Deus é Pai, e dono de tudo, como expressa o Salmista, no livro dos Salmos número vinte e quatro, e versículo um: Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Jamais iremos discordar das sagradas escrituras, realmente Deus é Pai, e não padrasto, e Ele é o Criador dos céus e da terra, inegavelmente tudo é dele, porém esquecem-se, que Deus é soberano, e não deve favor a ninguém, e muito menos depende de alguém para tomar suas decisões, se nem o seu próprio filho poupou, conforme registra Paulo na sua carta aos Romanos, que assim diz: Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Romanos 8.32.

     Os prosperíssimos também usam o capítulo oito, do evangelho de Mateus, a partir do versículo quatorze, que nos fala o texto, que o Senhor Jesus após curar a sogra de Pedro, com sua palavra expulsou todos os espíritos dos endemoninhados, e também curando todos os que estavam enfermos, isso cumprindo-se o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. Erroneamente interpretam, achando que tem o direito de exigir do Senhor, o livramento de todas as doenças e enfermidades, e não aceitar as adversidades, quando vier nos afligir, como se aqui fosse um paraíso, ou um reino celestial, o não aceitar de nossa parte, nada irá mudar, visto que a decisão de Deus é a que prevalece, se Ele permitir, não tem outro resultado a não ser aceitar, e considerar, inclusive, em tudo dar graças a Deus, conforme nos aconselha o apóstolo São Paulo, na sua primeira carta aos Tessalonicenses, no seu capítulo cinco, e versículo dezoito, e não esquecendo também do sábio conselho de Salomão, “considere”, tais pessoas esquecem-se do que Jesus disse á um grupo de interesseiros, dizendo: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. João 18,36. O texto de Isaías, não quer dizer que temos o direito de tomar posses de imunidades sobre nossos corpos, ou nossas vidas, e sim do poder e soberania de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, sobre as doenças, enfermidades, e sobre todos e tudo, inclusive tomando em suas mãos as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1,18. Também após a sua ressurreição, Ele mesmo revelou dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28,18.

Jesus não enganou ninguém, e disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16.33. Na linguagem jurídica de nosso país, há um provérbio que diz, quando um magistrado dá o veredicto de um processo: “Decisão judicial, não se comenta, cumpre-se”, imaginemos então, quanto às decisões tomadas pelo supremo Juiz, nosso Deus, alguém ter a coragem de dizer, não aceito, porém há um grande diferencial entre nossos magistrados, e o nosso supremo Juiz, os magistrados assinam as decisões judiciais, e expedem os mandados para serem cumpridos, doa a quem doer, e ponto final, quanto às decisões tomadas por Deus, mesmo permitindo que passemos por situações adversas, Ele, provê a maneira de vencermos, e enfrenta a situação junto conosco, provando que é o nosso maioral, como no caso dos três jovens judeus, Sadraque Mesaque e Abdenego, Deus permitiu que eles passassem pela adversidade, e fossem lançados na fornalha de fogo ardente, porém, Deus não os deixou sozinhos, além de intervir na ação do fogo, não permitindo que o fogo viesse queimar nem um fio dos seus cabelos, também se fez presente junto com eles dentro da fornalha, e o rei Nabucodonosor, que tinha autorizado lançar os jovens na fornalha para serem queimados vivos, foi presenciar o episódio bem de perto, e assustou-se, indagando aos seus conselheiros; não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam e disseram ao rei: é verdade, ó rei, respondeu o rei dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho de Deus. Daniel 3.19-27. Os três jovens servos do Deus Altíssimo, simplesmente consideraram a vontade permissiva de Deus, não questionando a mesma, e sim confiaram que seu Deus era maior que a adversidade enfrentada, e realmente Deus proveu a maneira deles vencerem, e o seu nome foi glorificado, por intermédio de suas vidas, Deus garante estar conosco, na prosperidade, e também na adversidade, não nos deixará só, e nem nos desamparará, conforme profetizou o profeta Isaías; quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43,2.

     Na segunda carta de Paulo aos Coríntios, capítulo doze, e versículo dez, encontramos o apóstolo revelando algo, que eu não compreendia, no entanto, fui buscar a resposta na fonte, e graças a Deus obtive a resposta, assim diz o texto: Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. Deus me revelara o seguinte, Paulo fala das mais variadas adversidades, e completa, quando estou fraco então sou forte, acontece que; quando estamos fracos na fé, ou na vida espiritual, que todos nós passamos por esta situação, por consequência das adversidades, analisemos um porém, Paulo diz de fraqueza, e não de queda, ou estar em pecados, estando fraco, mas continuando servindo a Deus. Como a bíblia explica a própria bíblia, o Senhor me levou no livro dos Salmos, número vinte e sete e versículo cinco: Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-á sobre uma rocha. Quer dizer; quando estamos fracos, para não sermos consumidos pelos ataques do nosso inimigo, Deus nos esconde no seu pavilhão, e ficaremos ocultos para nosso adversário e inimigo, cujo pavilhão, se chama Deus, conforme o salmo quarenta e seis, versículo primeiro, que assim diz: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia, então Deus me fez compreender o que Paulo disse, quando estou fraco, sou escondido em Deus, que é meu refúgio e fortaleza, pois aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do onipotente descansará. Salmo 91.1, então, nas minhas fraquezas, quando o inimigo me procura para tragar, Jesus se apresenta em meu lugar, aí sou forte. Glórias a Deus, Ele é o nosso protetor. 

Vejamos agora a segunda parte do versículo do nosso tema. “Para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele”. Isso quer dizer, que Deus tem um propósito em nossas vidas, através da adversidade, e esse propósito, é para não conhecermos o nosso futuro, pois se soubéssemos do nosso futuro, se tudo que planejamos desse certo, viveríamos como um robô, sendo tudo planejado e cronometrado, mas Deus coloca as adversidades no meio, para mudar os nossos planos, por exemplo; se soubéssemos o dia da nossa morte, iríamos fazer tudo o que queríamos, e chegando próximo ao dia, nos consertaríamos com Deus e aguardava o dia e a hora em paz, se soubéssemos o dia da volta de Jesus, iríamos fazer o mesmo, foi o que aconteceu na parábola do homem rico, contada por Jesus, certo cidadão disse: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Lucas 12.18-20. Eis que tudo estava planejado por ele, como soubesse o seu futuro, porém vindo a adversidade, desfez todo seu plano, Jesus nos ensinou dizendo: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6.34, Salomão também disse: Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará. Provérbios 27.1. Então, o que devemos fazer, é considerar a prosperidade, como bênção de Deus, e não desprezar a adversidade, pois também a fez em oposição à prosperidade, para não descobrirmos o que pode vir depois, e nos nossos planejamentos devemos seguir as instruções de Tiago, que nos aconselha dizendo: Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Tiago 4: 13-15. Conheço dois testemunhos brilhantes de pessoas que enfrentaram as adversidades, e terei o prazer de descrevê-los aqui. 

     Um testemunho aconteceu com uma família de irmãos pertencente à igreja Metodista, em Santa Cruz de Monte Castelo PR., um casal, meus amigos, que tinha três filhos, duas mulheres, e um homem, sendo o homem, um jovem, já no final do curso de medicina, e certo dia  ao entardecer, dirigindo o seu veículo, perdeu o controle, e desgovernado foi parar no meio de um pasto, sendo lançado fora do veículo, o carro passou por cima de seu corpo, e o mesmo veio a óbito; após o funeral, sua mãe foi ao lugar do acidente, levando consigo sua bíblia, e seu hinário, chegando lá, pôs se de pé, em cima do sangue do seu filho, fez uma oração agradecendo a Deus pela vontade do Senhor ser soberana, e, abrindo sua bíblia leu a palavra de Deus, como também cantou louvores ao Senhor, as pessoas que passavam pela rodovia, pararam, e acharam que a mulher estava louca, de imediato, avisaram seu esposo, e ele em seguida foi buscá-la, também achando que estava louca, e ela disse: Loucos estão vocês me atrapalhando, eu estava adorando e falando com o meu Deus. Eu achei muito louvável aquela atitude, como recomenda a palavra de Deus, em tudo daí graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. I Tessalonicenses 5.18. Outro testemunho brilhante também de enfrentar as adversidades aconteceu na cidade de Paiçandu PR., com uma família, pertencente à Assembleia de Deus, o chefe de família, foi acometido de um câncer maligno, e ele ficou confiante na cura, fazendo campanhas de orações, e jejuns, porém, a vontade de Deus prevaleceu, e, quando ele estava próximo a falecer, chamou a família e disse: Eu estou partindo para eternidade, esse câncer vai me matar, porém estou seguro em saber para onde vou, estou ciente que não vou ser curado, mais deixo um recado para todos, que continuo confiando no meu Deus, que Ele cura as enfermidades, segundo sua soberana vontade, e expirou partindo para a vida melhor com Jesus. Essa também foi uma grande lição, de considerar a adversidade.Também sou testemunha de outro acontecimento, inverso, em que a pessoa não aceitou a adversidade quando veio de encontro na sua vida, certo cidadão, bem sucedido na vida, foi vereador, vice-prefeito de uma cidade, e fazendeiro; estando com sua fazenda cheia de gado, foi acometido de uma doença incurável, e não aceitando aquela situação, dizia aos seus familiares, que Deus estava sendo injusto para com ele, pois deveria ter lançado aquela doença num pobre, visto que ele tinha suas ocupações, seu capital para cuidar, porém o seu fim não foi o melhor, faleceu. Jamais devemos nos posicionar numa atitude assim, não temos o direito nem de questionar porque eu? O melhor, é seguirmos o ensinamento da palavra de Deus, que nos aconselha para considerarmos a adversidade, e, tomar como exemplo a vida de Jó, que enfrentando uma turbulência de adversidades, pôde dizer a Deus: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Jó 42.2. Já dizia Martinho Lutero, " Se o Filho de Deus recebeu uma coroa de espinhos, porque vamos esperar em receber uma coroa de rosas? Em fim, deixo aqui o meu conselho, na prosperidade, ou na adversidade, o caminho da vitória, é adorar a Deus. Amém.
                                                                                                       EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.    .

The JUDGEMENT.

And I saw a great white throne, and him that sat on it, from whose presence earth and heaven fled away, and no place was found for them. Revelation 20.11.

    
Everything in this world is fleeting, it takes something more, another less, but everything has its end, there are currently several types of courts, in which the powerful and judges judge the laws, other laws out there to courts militia, to judge and condemn to death anyone they deem appropriate, as its determinations, but one thing is certain, the day will come that will take your order, even the courts politically correct, as in our country, the lower courts, and the higher the If the Supreme Court, the highest cohort, which also come the day that will be shattered, that is, all courts will be replaced by a single, sovereign, commanded by the King of kings and Lord of lords, held the last of all the judgments of mankind. Let's remind ourselves of the main courts mentioned in the Bible: The court of Pilate. Matthew 27.19. The court of Herod. Acts 12, this court condemned James, and did so by killing the sword, and cast Peter in prison, but the church was still praying for him, and God miraculously delivered after the end of Herod was eaten of worms, for not give glory to God. The court Gallium. Acts 18.12-13 wanted the conviction of Paul, but God delivered him. The court of Caesar. Acts 25.6-10. Festo made accusations against Paul and he appealed to Caesar. The judgment seat of Christ. 2 Corinthians 5.10. The court of our defense, the Throne of Grace Hebrews 4:16. However, one day close, and the last of the courts will be the final judgment, there will begin the end of the world, therefore, the end of all things, including the human race, will fulfill the word spoken by God at the beginning of creation, when the wickedness of mankind causes anger, as the text says: And the LORD said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth, both man and beast, and the creeping thing, and even the birds of the heavens, for I am sorry that I have made them. Genesis 6.7. One day, the Creator will bring to judgment all the evil acts of humanity, including the bad words, as Jesus Christ himself said: But I say unto you, That every idle word that men shall speak they shall give account thereof in the day of judgment, because by thy words thou shalt be justified, and by thy words thou shalt be condemned. Matthew 12: 36-37.

     
When installing this court, hell be occupied by its noble inhabitants, and the devil that deceived them was cast into the lake of fire and brimstone, where the beast and the false prophet, and day and night shall be tormented for all always. Revelation 20,10 the size of the court is so immense, that John describes what he sat on it, from whose presence earth and heaven fled away, and no place was found for them. Revelation 20.11. It should be said that a court sentencing, with no opportunities defenses, or pleas for a second chance that someone might ask, why then judge, knowing that all will be condemned? The answer is simple, it was an option of choice while in life, and could have repented, and did not, Jesus said I am the way the truth and the life, no one comes to the Father except through me. John 14:6 Therefore hearken not to the teachings of the Lord Jesus, and of obedience left side, following another path, that its end is the way of death, as reported in Proverbs 16,25 there is a way that seems right to a man , but the end thereof are the ways of death was treatment of choice, and the result can not be other but the condemnation, the Bible is very clear as to the law of sowing only reap what you sow, according to the teachings of Paul, do not be deceived, God is not mocked: for whatsoever a man soweth, that shall he also reap. For he that soweth to his flesh shall of the flesh reap corruption, but he who sows to please the Spirit, from the Spirit will reap eternal life. Galatians 6:7-8. God can not lead anyone to eternal rest, if he chose the wrong path. The throne stands as white, which means holiness and righteousness, it is the throne of the Holy, and will be the judgment of God against all sins, no grace, no mercy, and no covenant of hope.

   
The components of the great white throne judgment or final is: Jesus Christ as the great judge, who will sit next to the Father, as he himself said, and gave him authority to execute judgment, because he is the Son of man . John 5.27. Today he is our lawyer describes as the Apostle of love. My little children, these things write I unto you, that ye sin not, and if any man sin, we have an advocate with the Father, Jesus Christ the righteous. I John 2.1. But that day, it will no longer Lawyer, but the great judge, the saved will be by your side, sharing trial with the mind of Christ, witnessing all the action, and at the time the judge tell someone that he did not heard his holy word, and even refute saying that nobody warned him, Jesus will then say, you met my servant so and so? And saying this present is here with me, he can not say no, (can be up to you, the name mentioned, or I, if we are faithful to the end) continue Jesus saying, in this day, in this place, so many aces hours, minutes and seconds, he told you my word, and you did not listen. Therefore it is necessary to preach the word in time and out of time for someone to repent, and not be condemned or to be witnesses of those who want to deny saying that they did not hear the word of God. Will present in court for trial, several books. The Holy Bible consists of all the books, as Jesus said when he was in the world: Who rejects me, and receiveth not my words, hath one that judgeth him: the word that I have spoken the same shall judge him in the last day . John 12.48, all judgment will be based on the bible, which will be presented before all the original writings, as we have in our hands is a copy, if indeed they were burned all the Bibles in the world, not burn the original, because it is in heaven as described by the psalmist: Forever, O Lord, thy word is settled in heaven. Psalms 119.89. Also will be present, the book of life: And whosoever was not found in the book of life was cast into the lake of fire. Revelation 20.15. Another book that will be present is the book of the works. Revelation 20:13 b.

     
All unsaved sinners will be present from the beginning of the world until the present day, held the second resurrection; blessed and holy is he that hath part in the first resurrection: on such the second power has no death, but they shall be priests of God and of Christ, and shall reign with him a thousand years. Revelation 20.6. Large and small stand before the throne, that is to say, powerful and humble, all will be judged by equality, all the secrets of sinners will be judged, as Paul said, the day when God shall judge the secrets of men by Jesus Christ , according to my gospel, Romans 2.16. Will face a trial, in which each one is called by name, going before the court, kneel, and make confession saying so and so I (will quote your full name), I confess that Jesus Christ is Lord, as the Apostle Paul declares, that at the name of Jesus every knee should bow, of things in heaven and on earth and under the earth, and every tongue confess that Jesus Christ is Lord, to the glory of God the Father. Philippians 2:10-11. Then the judge read his actions, all recorded in the books of the works, and then consult the book of life, therefore you will not find the name of it, then the verdict will be given the award, which will be cast into the lake of fire, as says the word: And whosoever was not found written in the book of life was cast into the lake of fire. Revelation 20.15. Many are the people who do not believe that all this will happen, however, the word of God is very evident and true in his compliments, that Jesus himself confirmed in his words, recorded by the three Evangelists, who, heaven and will earth, but my words shall not pass away. Mark 13.31. Luke 21,33. Matthew 24:35. What should we do, on what is called today, is to enjoy the great love and mercy of God, without merit offers us the opportunity of enjoying the dispensation of the grace to accept His Son Jesus Christ as only and sufficient Saviour of our souls, so that in the day of judgment, we are beside the great and supreme judge, and not as defendants to be convicted for it, the writer of Hebrews urges us: Behold brothers, lest there be in any of you an evil heart of unbelief, in departing from the living God. But encourage one another daily, as long it is called Today, so that none of you be hardened through the deceitfulness of sin because we are made partakers of Christ, if we hold the beginning of our confidence steadfast unto the end . Heb. 3: 12-14. Amen - EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.