quinta-feira, 3 de abril de 2014

“A INVEJA E O CIÚME SÃO OBRAS DE SATANÁS.”

O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos. Provérbios 14.30.
Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. Tiago. 3.16.

       Duas ciladas astuciosas, e ardilosas, componentes da mesma junção, ambas pertencentes inteiramente ao comando satânico, são a inveja e o ciúme. Conforme definição da palavra inveja, segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa significa: Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem, ou ainda, desejo violento de possuir o bem alheio. Quanto ao ciúme, é um despeito invejoso, assim, compreendemos que as duas atitudes demoníacas, se correlacionam entre si. A inveja é tão cruel que Salomão chega a dizer, que causa a podridão nos ossos, resumindo quer dizer, causa a morte, o apóstolo Paulo afirma que a inveja faz parte do pacote de pecados iníquos como: fornicação, malícia, avareza, maldade, homicídio, contenda, engano, malignidade. Romanos 1.29. O Apóstolo Paulo também expressa o contraste entre o amor e a inveja, e diz: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. I Coríntios 13.4. O mais impressionante, é que os invejosos fazem parte do nosso ciclo de amigos, do nosso convívio e bem chegados, as vezes estão dentro da nossa própria casa, no caso de José do Egito, que seus irmãos por inveja, visto que ele era muito querido de seu pai, por consequência de sua obediência, um filho exemplar, venderam aos ismaelitas de Gileade, no caso espiritual, são nossos irmãos que estão ao nosso redor, nos saúdam, apertam as nossas mãos, dizem que nos amam, e o pior de tudo isso, querem ver o nosso fim, nenhum invejoso deseja o bem estar daquele que está sendo invejado, como diz o ditado popular, ele quer puxar o tapete do outro, a qualquer custo, para assumir o seu lugar, ou ainda deseja até a morte do outro, bem como a falência, quanto aos bens materiais, o primeiro caso de inveja, aconteceu no céu, travando-se uma batalha espiritual, quando o anjo de mais confiança de Deus, se rebelou contra o Todo-Poderoso, enchendo-se de orgulho soberba e inveja, querendo ser igual a Deus, motivo pelo qual foi lançado do céu abaixo. Isaias 14.12-15.

     Tão terrível é a inveja, que nem Jesus escapou dos invejosos, conforme descreveu o evangelista Marcos; pois ele sabia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado. Marcos 15.10. Os principais sacerdotes, que no antigo testamento, como no novo  eram entre os hebreus, pessoas consagradas e ordenadas de Deus, e tiveram invejas do Senhor, visto que eles não operavam os milagres que Jesus operou, e entregaram aos malfeitores para ser crucificado, semelhante também aconteceu com Isaque, quando ocorreu uma grande seca, e a fome assolou toda aquela região de Canaã, porém o Senhor ordena Isaque partir para outra região, desde que não desça ao Egito, e foi ele para Gerar onde Abimaleque reinava, nas terras dos filisteus, e ali o Senhor lhe abençoou, multiplicando grandemente suas plantações, ou seja, Deus lhe acrescentava a fórmula do cêntuplo, plantava um e colhia cem, e ele começou cavar seus poços, para dar águas aos seus animais, e também para beber, e assim prosperou grandemente enriquecendo, e tornando mui poderoso naquela região, e isso causou invejas aos filisteus, e começaram entupir os poços com entulhos, e Isaque teve que mudar-se para o vale de Gerar, e lá, Deus também o abençoou grandemente, conforme Gênesis capítulo vinte e seis. Agora analisamos o seguinte; se Jesus, sendo o Filho de Deus, não escapou dos invejosos, imagine se não ocorrerá conosco, é evidente que sim, quem tem ministério, alguém do seu convívio, o invejam, como outros cargos na igreja, ou até da nossa vida cristã, ou na nossa vida cotidiana, sempre somos alvos dos invejosos, porém; quando alguém inveja de nós, é motivo de glorificarmos a Deus bem alto, porque ninguém tem inveja de um estuprador, de um assaltante, de um ladrão, de um pedófilo, se invejam de mim e de você, é porque somos bem aventurados por Deus, amados e queridos pelo seu amor, conforme I João 4.19.  Convém dizer, que a vitória para aqueles que são alvos dos invejosos, é humilhar-se pacientemente, e permanecer debaixo das potentes mãos de Deus, para que ao seu tempo, Ele, (o próprio Deus) vos exalte, quer dizer; receba a vitória. Tiago 4.10. Caso contrário sofrerá detrimentos, ou até mesmo a morte, porque a ação da inveja é totalmente maléfica e diabólica. No caso de José do Egito, ele venceu porque se humilhou, e ficou na dependência de Deus, e Deus o exaltou, colocando-o como governador do Egito, assim também Isaque venceu, permanecendo humilde na presença de Deus, com paciência, e Deus o tornou um dos homens mais rico daquela região, e o seu inimigo Rei Abimeleque, se rendeu, e confessou dizendo, agora sei que tu és bendito do Senhor. Genesis 26.28-31.
       Quanto ao ciúme, pouco diverge da inveja, pois também é comandado por satã, que segundo o versículo inicial do nosso texto, registrado pelo Apóstolo São Tiago, diz; onde há ciúme e sentimento faccioso, há confusão e toda obra má; percebam então que tal atitude não provém de Deus, e, ainda tem alguém que diz ter ciúme santo, nunca vamos conseguir santificar aquilo que é diabólico, muitos interpretam erroneamente um versículo da bíblia que assim diz: Ou cuidais vós que em vão diz a escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Tiago 4.5. Vemos que o Apóstolo faz uma pergunta, e não uma afirmação, continuando a leitura, no próximo versículo encontramos a resposta aonde sim, apresenta uma afirmação dizendo: Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Outros dizem que o ciúme de Deus significa zelo, outra versão errada, Deus tem sim muito zelo por tudo seu, porém não têm nada a ver zelo, com ciúmes, as conquistas de Deus são resultados do seu grande Amor, não precisando ter ciúmes. Na vida cotidiana, acontece muito entre os cônjuges, apresentarem ciúmes um do outro, porém o resultado não é bom, e exatamente acontece o que o Apóstolo Tiago afirma que onde há o ciúme, há confusão e toda obra má. Tiago 3.16, então concluímos que o ciúme tem uma conotação má, incompatível com o caráter de Deus.

        Quando encontramos uma pessoa ciumenta, essa pessoa expressa o medo de perder algo, ou, a falta de confiança total, evidentemente não traz bom resultado, torna-se doentio, e satã aproveita a oportunidade para interferir no caso, complicando mais a situação, levando até mesmo ao suicídio, ou homicídio, pois esse é o seu papel como Jesus se referiu ao inimigo de nossas almas, chamando-o de ladrão, e disse: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10.10. Enfim, concluímos que, nem a inveja, nem o ciúme pertencem a Deus, pois segundo Paulo, são frutos das obras da carne, e quem as pratica, não herdarão o reino de Deus como diz o texto: Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno como já antes vos preveni que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5.19-21. Então não existe inveja santa, e nem ciúme santo, Deus não está nesse negócio, são projetos e armadilhas de satanás, e muitos tem caídos nelas.