quarta-feira, 12 de março de 2014

“CULTUANDO O PRÓPRIO CORPO”

Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. I Timóteo 4:8.

      Observando atentamente, a carta do Apóstolo São Paulo, ao Jovem Timóteo, vemos o belo e glorioso conselho do Apóstolo, a respeito do corpo, para ter cuidado de não ser cultuado, colocando a beleza em primeiro lugar, visto que tudo que colocamos em primeiro lugar em nossas vidas, faremos o inverso do que Jesus nos ensinou; buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.  No sermão da montanha, o mestre ensinava aos seus discípulos o padrão de vida do verdadeiro adorador, e quando tiver necessidade de algo, não se preocupar, pois temos um Pai celestial, que cuida até dos lírios do campo, e quanto mais de nós, e ensina-nos, que nada neste mundo venha ser prioridade em nossas vidas, a não serem o Reino de Deus e sua justiça, inclusive os nossos corpos, vejamos que o Apóstolo também tem a mesma preocupação no seu ensinamento, o exercício corporal, para pouco aproveita, ele não disse que não tem aproveitamento, mas sim, pouco, porque tem outra necessidade primordial, que é santificar-se o espírito, alma, e corpo, conforme I Tessalonicenses 5.23. Não é pecado preocupar se com o corpo, embelezar-se, vestir-se bem, se apresentar bonito e cheiroso perante a sociedade, o pecado está em cultuar o seu próprio corpo, em vez de cultuar a Deus, cultuando o corpo, a pessoa está fazendo ídolo de si próprio, esquecendo-se que qualquer tipo de idolatria é pecado. Jesus disse a João na revelação do Apocalipse, que os idólatras ficarão fora do céu, juntamente com os demais que praticam a impiedade, e amam e cometem a mentira. Apocalipse 22.15.

      Conforme estudos do VI congresso português de sociologia, da universidade nova de Lisboa, faculdade de ciências sociais e humanas, reunidos nos dias 25 a 28 de junho de 2008, discorreram sob o tema: “Mundos sociais saberes e práticas”. Baseado nesse artigo, concluíram que as relações estabelecidas entre o tipo de corpo ideal, e os investimentos efetuados pelas adolescentes, normalmente as dietas e o exercício físico, numa sociedade de consumo, as convicções e convenções são substituídas pela flexibilidade e pela mobilidade, permitindo deste modo, e através do próprio consumo, transformar as representações da ‘boa vida’ em realidade. Por isso a construção do “eu” traduz-se na posse de bens desejados e na prossecução de estilos de vida que envolve uma data construção corporal. Funde-se a preocupação interna com a saúde e a preocupação externa com a aparência, o movimento e o controle do corpo. Ainda o congresso citou os dois fatores fundamentais na sociedade de consumo; a dieta e o exercício físico, que segundo os estudiosos do congresso, os investimentos corporais são usados para preservar a vida, aumentando os seus prazeres, que passam por consumir, gastar e saciar o desejo: O corpo na cultura de consumo é então um veículo de prazer. Mostramos como, com base na comparação social, as adolescentes desenvolvem estratégias socialmente aprovadas para alcançar o tipo de corpo que lhes permitem uma nova forma de ascensão social.  No referido congresso, foi apresentado à tese do sociólogo britânico, Anthony Giddens, que o culto do corpo e da aparência encobre assim a preocupação com o controle ativo e com a construção do corpo através das várias opções de estilos de vida que a modernidade reflexiva possibilita. Dá-se então uma espécie de fusão entre a preocupação interna com a saúde e a preocupação externa com a aparência, o movimento e o controle do corpo. Por isso, hoje ter-se um corpo musculado, tonificado, firme, simboliza uma atitude social correta, uma vez que corresponde a uma preocupação com a maneira como se parece aos outros. O consumo e o investimento na imagem corporal referem-se aos comportamentos desempenhados pelos indivíduos para manter ou realçar a sua aparência, ainda citando o contexto sociocultural, são, contudo comportamentos que podem envolver diversos riscos para a saúde, no sentido em que alguns são mesmo sintomáticos de perturbações alimentares. Inclui, para além do exercício físico, beber muita água, saltar refeições, contar calorias alimentares, ou fumar e, num grupo considerado de comportamento extremo, no sentido de serem perigosos para a saúde: jejuar, fazer dietas rápidas, tomar diuréticos, vomitar, tomar comprimidos para emagrecer e laxantes, Aliás, os últimos três comportamentos, como: vomitar, tomar comprimidos para emagrecer e usar laxantes para perder o peso, pertence ao grupo das práticas patogênicas de controle de peso.

    Toda essa situação, referenciada pelo congresso, diz-se a prática do culto ao corpo, quando não conseguem cumprir seus desejos, enfrentam uma vida depressiva, achando-se feias e excluídas da sociedade, quanto ao jejuar para perder peso, não tem nenhum proveito espiritual, devemos jejuar, para termos comunhão com Deus, como também para situações difíceis e impossíveis de serem resolvidas humanamente, e não para beleza de nossos corpos. É claro, que não podemos ser relaxados a ponto de deixar de qualquer maneira o corpo, temos que ter zelo, cuidado com o mesmo, pois é o templo do Espírito Santo, como disse Paulo: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? I Coríntios 6.19. Porém, temos que diferenciar, entre zelar, cuidar, de idolatrar-se, ou cultuar o próprio corpo, sendo egoístas de si mesmo, não tem piedade, não se preocupa com o Reino de Deus e sua justiça, muito menos com seu semelhante, visto que toda atenção é voltada para si mesmo, tem gente que não alcançando seus objetivos, de deixarem os seus corpos nos moldes da sociedade moderna, chegam a tirarem suas próprias vidas. Para alguns especialistas nesse assunto, dão o nome de corpolatria, que é a preocupação exagerada com o corpo, é uma espécie de doença da modernidade, os cuidados não estão ligados a saúde, mas a beleza física. Convém dizermos também, que a vaidade masculina também está em alta, há cada vez mais espaços exclusivos para este público, e estão concorrendo com as mulheres, freqüentando salões de belezas, academias, tomam até anabolizantes para terem os seus corpos esculturais, e aumento da massa muscular, para obter a barriga de tanquinho, porém a alma e o espírito, chorando e gemendo angustiados dentro de si, com desejos do verdadeiro culto como nos aconselha o Apóstolo São Paulo que diz: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifícios vivo santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1. Ao invés de cultuar o nosso corpo, é melhor cultuarmos a Deus apresentando o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, adorando-o de todo nosso coração, na beleza de sua Santidade, pois é o único que merece culto e adoração.

     O Apóstolo São Pedro, dá o conselho às mulheres quanto ao adorno, e ao embelezamento físico, assim diz: Considerando o vosso procedimento casto e com temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos. Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos. I Pedro 3: 2-5. Para que o nosso corpo seja o templo do Espírito Santo, é preciso abrirmos as portas de nossos corações, para que Ele faça em nós, a sua habitação, aí iremos compreender o quanto é valoroso cultuarmos a Deus, e não a nós, e que também o nosso ídolo, seja unicamente aquele que morreu na cruz por nós, e vivo está para todo o sempre, como Ele próprio se identificou, quando apareceu a João na ilha de Patmos, que assim disse: E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1.18. A este devemos prestar toda a nossa homenagem, adoração e louvor, porque um dia Ele morreu por nós na cruz do calvário; o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2.14. Amém.
                                                                                                              

                                                                                              

segunda-feira, 3 de março de 2014

SÉCULO XXI IGREJA SANTA OU CAPITALISTA?


Para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5.27.


    O Apóstolo São Paulo, numa inspiração Divina pode afirmar; sede meus imitadores, como também eu de Cristo. I Coríntios 11:1, até hoje não temos provas de ninguém que pode contrariar sua mensagem, isto porque ele realmente provou durante sua vivencia como cristão, assim como Cristo se dedicou a igreja, não olhando para os interesses particulares, dizendo claramente que o seu Reino não seria deste mundo, Paulo também o imitou, dedicando sua vida ao santo ministério que recebera do Senhor, para apresentar ao Soberano, uma igreja sem mácula, nem ruga, mas santa e irrepreensível, assim sempre foi, e sempre será o que está no coração de Deus para com a sua igreja. No entanto, estamos enfrentando tempos difíceis, inversões de valores, em que muitos que outrora viviam em novidades de vidas, agora estão deturpando esse princípio. Deus abençoou grandemente o nosso país, tirando muitos da linha da miséria, e abençoando com uma vida próspera, em todas as camadas sociais, as classes A, B, C e D. Conforme divulgação da SAE, Secretaria de Assuntos Estratégicos, entre 2001 e 2011, a renda per capita familiar da classe média cresceu 50%, e as demais classes sociais, cresceram 33% em média, e isto não é difícil de confirmar, vendo a situação dos brasileiros, por exemplo aqui na nossa região, os chamados bóias-frias, ou classes C e D, encontramos os mesmos num patamar privilegiado, pois em suas casas, encontramos todos os benefícios dos tempos modernos como; antena parabólica, aparelho de televisão de led, ou de plasma, geladeira, máquina de lavar roupas, microondas, computador conectado à internet, e muitos possuem até ar condicionado, e quando não possuem um carro, tem pelo menos uma moto. Nas igrejas evangélicas também não é diferente, 30 anos atrás, nos pátios de nossas igrejas, eram cheios de carroças, e bicicletas, muitos poucos carros usados, e um numero mínimo de carros novos, raríssimos casos, porém hoje podemos contemplar uma nova realidade, os mesmos pátios, cheios de carros semi-novos e novos, aqueles templos minúsculos de madeira, agora são mega templos, oferecendo aos fiéis comodidades e confortos, seus membros sendo abençoados financeiramente, também abriram as suas mãos para as contribuições, dos dízimos e ofertas. Conforme relato da Receita federal, as igrejas evangélicas em todo país, arrecadaram mais de R$ 60.000.000,00 de reais por dia, durante o ano de 2012.

    Todo esse tempo de vacas gordas serviria para aproveitar, e agradecer muito ao nosso bom Deus, por essa contemplação, no entanto, cada vez mais estão se afastando de Deus, e abraçando o materialismo, porém o mestre prevendo tudo isso, revelou em sua palavra dizendo: Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6.21. O nosso coração deve estar no Reino de Deus e sua Justiça. Se formos agraciados com as bênçãos de Deus, quer seja material, ou espiritual, devemos estar gratos a Ele, como diz Paulo; em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. I Tessalonicenses 5.18. De olho nesse avanço financeiro, muitos estão aproveitando a oportunidade, e por interesses próprios, estão abrindo novas igrejas, segundo o IBT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que monitora a abertura de empresas de todos os tipos no país, declarou que a cada 2 horas, uma nova igreja é aberta, sendo o total de quase 12 igrejas por dia, o mesmo instituto fez um levantamento de 1º de janeiro, até 1º de setembro de 2013, foram registradas 2.834 igrejas, todas legalizadas. Seria motivos para agradecermos a Deus, se não fossem os motivos pelas quais a maioria são abertas, na maioria, são por interesses financeiros, e posições, outras por sedições, ou revoltas, aonde seus líderes pertenciam, e um número resumido pelo cumprimento do ide de Jesus, conforme Marcos 16.15, cujo interesse deve ser arrebanhar as almas das garras do inimigo, porém muitos estão levando para uma igreja capitalista, como que o Reino de Deus fosse aqui neste mundo.
    O Apóstolo São Paulo disse; que o amor ao dinheiro, é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. I Timóteo 6.10.  
 Pertencemos á uma geração, que se dispõe das mais novas tecnologias de ponta, na área das comunicações, como smartphone, iped, iphone, tablet, se tornaram viciados com seus aplicativos, e levam consigo para a igreja, na hora do culto fazem usos dos mesmos, desrespeitando o local, o qual foi consagrado para Deus, e conseqüentemente desrespeitando o próprio Deus, outros chegam aos cultos, com seus sapatos importados, e nem se ajoelham, para não danificarem os mesmos, muitas senhoras com suas maquiagens caras, tomam o maior cuidado para não chorarem, para não borrarem as mesmas, tendo mais cuidado com suas vestes e acessórios, do que com a casa de Deus, o Espírito Santo tem menos valor do que seus pertences, daí eu pergunto, foi cultuar o que? A reunião do culto e a liturgia são coletivas, porém o oferecimento do culto a Deus é individual, se alguém sair do culto dizendo que o mesmo não foi bom, a verdade é que a tal pessoa não ofereceu nada a Deus, ou ofereceu mal, como Caim. Vejamos o que Paulo disse a respeito do culto: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1. Vivenciamos muitas igrejas que se dizem cristãs, no entanto, estão fora do padrão divino, sendo superficial na palavra, fraca na oração, e distante do verdadeiro culto, pois um espírito mecânico religioso se instalou, e é preciso combatê-lo urgente, em nome de Jesus. Não obstante, até muitos pregadores renomados, querendo impactar os irmãos na hora de seus sermões, só pregam prosperidades, tem até aqueles que revelam que as pessoas que tem contas bancárias, irão se surpreenderem com um grande milagre, vai aparecer depósitos em suas contas; no dia seguinte, os coitados dos irmãos vão ao banco, e se surpreendem sim, mas com os débitos a pagar, como um irmão me contou certo dia, o problema é que o estrago fica para o pastor local acertar a polemica em sua igreja, o que precisa revelar, eles não revelam, que é alguém com suas vidas pecaminosas dentro das igrejas, como adultérios, fornicações e outros mais, querem pregar um evangelho sem a cruz de Cristo.

    Estamos vivendo o tempo, em que os mesmos povos de Sodoma e Gomorra, e também os povos do tempo de Noé, estão em nossos meios, mas que Deus nos livre de aliarmos a eles, disso estamos alertados, pois Jesus nos disse: E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem, comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, e edificavam, mas no dia em que Ló saiu de Sodoma e Gomorra choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o filho do homem se há de manifestar. Lucas 17. 26-30. Tudo isso nos mostra, que Cristo está às portas, Jesus não disse que era pecado as ações dos mesmos nos dias de Noé, e os demais do tempo de Ló, pois são coisas boas da vida que precisamos fazer em nosso dia a dia, porém o pecado estava em buscarem e se preocuparem somente com as coisas terrenas, e nada de Deus. Deus precisa ser reverenciado, louvado, adorado, amado, com todo nosso corpo, alma e espírito, visto que Ele provou que nos amou primeiro, como disse João; Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. I João 4.19. Não podemos apagar a chama do amor de Deus em nossas vidas, sei que; a verdadeira igreja, a igreja do Deus vivo, que é a coluna e firmeza da verdade, não se curvará diante dessa ou qualquer situação que porventura vier acontecer, aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro, permanecem sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível, sabemos que nosso inimigo está furioso, pois os seus dias estão contados, e é preciso clamarmos o sangue de Jesus, dia e noite, o irmão Pedro nos aconselha; Sede sóbrios; Vigiai; Porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. I Pedro 5.8. Com certeza, todos nós somos culpados dessas situações, pois estamos vendo de braços cruzados, o conformismo é um dos grandes males, e a omissão também, então fazer o que? Não podemos ficar olhando; precisamos levantar um grande clamor ao Senhor, com jejum, oração, intercessão, para que Deus mude esta situação nada agradável aos olhos do Pai, nunca podemos concordar com este mundo, mas transformá-lo, pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2.

    Se olharmos para as sete igrejas do Apocalipse, deparamos com a situação semelhante, apesar de que naquela época a igreja passava por uma perseguição angustiosa, visto que o imperador romano da época era o tirano Domiciano, e o mesmo, queria ser adorado como um deus, e então perseguia os cristãos, e Jesus veio em socorro daqueles que não se dobravam perante suas tiranias, e também dando oportunidades para os que se desviaram do caminho, e os que estavam com seus pés escorregando, retornassem ao primeiro amor, nessas sete igrejas da Ásia menor, encontrou diversas situações entre os cristãos, Jesus mandou João descrever as situações em que se encontravam as igrejas, refletidas nos seus obreiros como responsáveis de tudo, como por exemplo, a igreja de Éfeso, o Senhor reconhecia todo seu trabalho, sua luta em prol do evangelho, porém tinha contra ele, o obreiro, que tinha deixado o primeiro amor, e provavelmente não dava ouvido o que o Espírito Santo dizia a igreja, conseqüentemente já estava caído, e Jesus estava dando oportunidade para se levantar. Apocalipse 2.4-7. Quanto à igreja de Esmirna, o Senhor reconheceu as tribulações, pobrezas, e blasfêmias que estava enfrentando, e os confortou dizendo, “mas tu és rico”, e, nada temas do que irá acontecer, o diabo estava furioso, com suas tentações ardis, e aconselha o Senhor, sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.8-10. Já a igreja de Pérgamo, satanás estava entronizado na sua habitação, mesmo assim, Jesus tinha pouca coisa contra ele, visto que o mesmo não tinha negado a fé, e infelizmente a doutrina de Balaão estava imperando, nas idolatrias e fornicações, e o aconselhou para se arrepender, se não a espada de sua boca iria cortar. Apocalipse 2.12-16. Quanto à igreja de Tiatira, Jesus disse reconhecer, as obras, o amor, o serviço prestado, a paciência, e que as últimas obras eram maiores que as primeiras, porém, aquele que tem os seus olhos como chamas de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente, disse algumas poucas coisas tenho contra ti, em estar perdendo o domínio do pastoreio, deixando a doutrina de Jezabel imperar na igreja, enganando os seus servos á fazerem a prática dos sacrifícios idólatras, e a fornicação, o Senhor também afirma, aos que não fizeram estas práticas, receberá poder sobre as nações, e também receberão a estrela da manhã. Apocalipse 2.18-28.

    Quanto à igreja de Sardes, vemos que o seu obreiro estava enganando a si mesmo, como muitos em nossos dias de hoje, vivendo de propagandas enganosas, dizia que estava vivo, porém, foi reprovado perante aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas, e cujas obras foram também reprovadas, porém, o Senhor reconheceu que em Sardes tinha algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, apesar de seu líder, estar fora do caminho, e a eles Jesus garantiu que andarão com ele de branco, porquanto são dignos disso, e ainda ressalva dizendo; o que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3.1-5. Já a igreja de Filadélfia, uma igreja exemplar, sem defeitos, Jesus se apresenta como aquele que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre, ainda disse que deixou a disposição daquele obreiro, uma porta aberta, e ninguém a pode fechar, mesmo tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Porém aos que dizem ser judeus e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3.7-11.

   Quanto á igreja de Laodicéia, queremos chamar atenção, pois assemelha aos nossos dias que estamos vivendo, quanto ao materialismo em primeiro lugar, fazendo inversão do que Jesus falou, buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e Jesus se apresentou como o amém, cuja palavra era falada na língua hebraica, que significa fiel, segundo a história, o nome de Laodicéia foi dado por Antíoco II, em homenagem a sua esposa, cujo nome era Laódice, e segundo um escritor romano chamado Cícero, o povo eram tão ricos, que no ano 60 DC, foi destruída por um forte terremoto, entretanto, a cidade foi reconstruída por seus habitantes, por conta própria, sem os subsídios imperial. Devido a sua posição, era um centro comercial extremamente próspero, especialmente durante o governo romano, era a cidade de banqueiros, e de transações comerciais e financeiras, também continha uma escola de medicina muito famosa, uma fábrica de colírios, também uma fábrica de lãs especial, famosa no mundo inteiro, centro das águas térmicas, e cercado de terras férteis, a prosperidade material reinava lá, no entanto, o apego as coisas materiais, os afastavam de Deus, chegou a triste situação de o obreiro laodiceano dizer; rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta, a igreja estava alienada com o mundo, satisfeita com sua prosperidade orgulhosa de seus membros ricos, a religião deles, era apenas uma simulação. Mas aquele que sonda a mente e os corações disse: Conheço as tuas obras, que nem és frio, nem quente; quem dera foras frio ou quente, assim, porque és mormo, vomitar-te-ei da minha boca. Não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu, e Jesus o aconselhou, a se arrepender, e buscar as riquezas espirituais, e provou que seu amor é infinito dizendo; eu repreendo e castigo a todos quanto amo, sê, pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo, ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse 3.14-21. Nisso tiramos um grande aproveito para nossas vidas, nos dias em que vivemos, pois ser próspero é bom, ter carro novo, é bom, ter uma mansão, é bom, em fim, ter riquezas é muito bom, desde que não a colocamos em primeiro lugar de nossas vidas, quem deve ocupar o primeiro lugar é Deus, e as demais coisas que venham depois, porque, doutra forma, é melhor ser pobre com Deus, do que ser rico sem Deus. Quanto à igreja do Senhor Jesus Cristo, sempre foi, e sempre será santa, aqui somos apenas peregrinos e forasteiros. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou, como disse Paulo, visto que este mundo não pode suprir nenhuma necessidade espiritual nossa. Em fim, sigamos o exemplo da igreja de Filadélfia, onde abunda o amor, e a pureza, mesmo sendo fracos como somos, Deus nos fará fortes, para honra e glória do seu santo nome.  Amém.

                                                                                                      EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.                                                                                                             

"In all the time are targets of thy clothes, and never miss the oil on your head." Ecclesiastes 9.8.


Although , King Solomon had taken the wrong path , now in its old age , exchanging God for pagan idols , leading the people of Israel will desvirtuarem the true path , leaving for unbridled polygyny , with pagan and idolatrous women , exactly opposite orders God therefore was not what God wanted to happen to his people , even the LORD made recommendations not to break down that path , as I Kings 11.1-11 , his slide was so great , we got to the extreme, marrying princesses 700 , not finding much, got over 300 concubines ( lovers ) , and these wives turned away his heart . I Kings 11.3 . And Solomon forgotten his own proverb, " Better is the end of a thing than the beginning, Ecclesiastes 7.8 " if distorted - by the end of his life , leaving behind the advice of his father David Wise but the time comes he comes to reflect , and to see that all was vanity that has brought nothing beneficial , nor the people , much less to him, thank God , still timely , begins to change focus, leaving brilliant advice , for example , life with women : Enjoy life with the wife whom you love all the days of thy vanity , which he hath given thee under the sun , all the days of thy vanity : for this is thy portion in this life , and in thy labor which thou hast done under the sun . Ecclesiastes 9.9 . Also advises reflection will do in our lives , and says : From what you have heard , the order is : Fear God , and keep his commandments: for this is the whole duty of man. For God shall bring every work into judgment , and to all that is hidden, whether it be good, or whether it be evil. Ecclesiastes 12.13-14 . Continuing with his change of attitude and life springs up in his heart a bright desire , which expresses its prosperous and glorious feeling , which is fulfilled in the lives of those who love God , that is : " How to live in the anointing with the oil on the head, and the lily robes , " this pertains to our spiritual life , and considering the change transmitted happy for your advice and feelings , in my understanding , after their slips, probably Solomon has been reconciled to God because his mercy and love are infinite . Looking at the Old Testament , we see the significance of the three symbols mentioned by Solomon , dresses , oil , and head, the lily garments represented the most important part of the priestly garment down to the feet of the priest , covering them , the tunic was placed on the bare skin of the priest , pointing to the righteousness of God in moral and spiritual life of the children of the Eternal . Also speaking of the purity and holiness of God's servants . The holiness of spirit, soul and physical body . The oil in the Old Testament was a compound of fragrant spices , poured specifically the head of the priests , Leviticus 8:12 .

   In the New Testament , oil typifies the Holy Spirit working in the believer's life , and also points to one of the great manifestations of the Spirit of the Lord . Already the term head, brings a great significance as it is the head , which is the government body of the believer is identified by Jesus Christ as the head of the Church . Colossians 1.18 . Also the head carry laws , and orders for the physical body , is the head lying eyes to see that the believer spiritual things of God , and sees what is not pleasing to the Lord , and may deviate , also the members of the head as ; ears to hear and heed the voice of God , his lips to pray , praise , glorify , the tongue confess that Jesus Christ is Lord , according to Philippians 2:11 , nostrils so that the aroma of Christ is a constant reality . 2 Corinthians 2:14-17 . In chapter 3 of the book of Ecclesiastes , Solomon himself describes that there is time for everything under heaven , and of course , we must walk with our lily spiritual garments , and never missing oil on our heads all the time . Even living in a world full of evil dirt thrown by Satan , we can live with our clean clothes, the blood of Jesus Christ cleanses us from all sin . I John 1.7 , and the oil of the Spirit in the clean preserved, as well as regular oil , preservative serves to lubricate many things , such as parts, appliances and more , the oil of the Spirit anoints us by lubrication in the rust of sin and conserving our garments once already cleansed by the blood of the Lamb . In our everyday life , we must avoid two ways of living in society , the first floor is the laundry , and the second floor is stripped naked , spiritually we can not escape these two rules , to live in communion with God , you must live with our spiritual garments lily , without any stain. As spotted spiritual robes ? There is only one thing that spot, called sin , sin is the greatest spiritual dirt , and dirty, stinks in the nostrils of God , He can not stand to see sins . So then, we must keep the clean clothes , as described by Solomon. Once, Jesus tells the parable of the wedding feast , saying the kingdom of heaven is like unto the king , which made ​​a marriage for his son , and when the king comes to see the guests , he saw there a man who wore no wedding garment , and asked him , Friend, how camest thou in hither not having a wedding garment ? He was speechless . Then said the king to the servants , Bind him , hand and foot and cast him into outer darkness: there shall be weeping and gnashing of teeth . For many are called , but few chosen . Matthew 22:1-14 . Then we see the importance of garments , without which they are not clean , we will not see God , we would be out of the marriage of the Lamb .


   Sometimes when we talk about sin as spiritual stain as soon comes into our minds , adultery, fornication , theft , we forget that there are many other sins , which also stain the garments , such as lie, Jesus told the truth , a group Pharisees , who claimed to be lying sons of God, and thus he spake Ye are of your father the devil , and the lusts of your father . He was a murderer from the beginning, and abode not in the truth , because there is no truth in him . When he speaketh a lie , he speaks from his own resources , for he is a liar , and the father of lies . John 8:44 . If the devil is the father of lies , who therefore mind, will be doing the will of the devil , and cease to be a child of God , becoming a child of the devil himself , notoriously , tarnishing their spiritual garments , hurts , though, do not forgive men , neither will your Father forgive your trespasses . Matthew 6.15, murmurings and disputes ; Do all things without murmurings . Philippians 2:14 . Wrath, for the wrath of man worketh not the righteousness of God . James 1.20 , disobedience, And to whom swore he would not enter His rest, but to them that believed not? Hebrews 3:18 , idolatry: Wherefore, my beloved , flee from idolatry . I Corinthians 10.14 . Anyway, we have a relationship described by Paul as works of the flesh , smearing our spiritual garments , the Apostle describes thus : now , the works of the flesh are evident, which are: adultery, fornication, uncleanness, lasciviousness , idolatry , sorcery , enmities , strife, jealousies, wraths , factions , contentions , parties , envy, drunkenness, orgies , and things like these , of which I forewarn you as I did before that prevent those who practice such things will not inherit the kingdom of God . Galatians 5:19-21 . The Bible teaches us the remedy , when we sin : Let us therefore come boldly unto the throne of grace , that we may obtain mercy , and find grace to help in time being . Hebrews 4:16 . Even more , we are blessed with an illustrious lawyer to plead our cause before God , when we fail , or at times when we need help to solve our problems , when they are short of our possibilities , the lawyer , is Jesus Christ , as I John 2.1 . God wants us to stay with our anointed head, albs and robes at all times , as recommended by Solomon for the Glory of God abide in our lives , and being possessed of its promises . Remember : Never forget to ask for forgiveness of their sins , because God never tires of forgiving you. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA .