quarta-feira, 27 de março de 2013

“O TRIBUNAL DA NOSSA DEFESA”.

Cheguemos, pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4,16.

     A palavra tribunal vem do latim, significando tribunos, o qual é um órgão de cuja finalidade exercer a jurisdição sobre litígios, composto de no mínimo um juiz, um advogado como defensor, e, quanto aos processos criminais, um Promotor público, representante do ministério público, encarregado da acusação. Tribuno, na Roma antiga, era um magistrado eleito como chefe de cada uma das tribos, e possuía atribuições de diversas resoluções. No versículo em destaque, o escritor aos hebreus registra a magnitude do maravilhoso trono da graça, demonstrando a essência do amor divino, convém dizer, que esse trono é para nós, um majestoso tribunal, constituído para nossa defesa, composto de um juiz, e um defensor. O juiz desse tribunal é o Senhor nosso Deus, o advogado, é o seu Filho Jesus Cristo, quanto ao acusador, é o adversário de nossas almas, que não pertence a esse tribunal, porém a sua petulância, e insolência faz com que nos acuse diante de Deus, dia e noite. Deus como o Supremo Juiz, está Togado no Tribunal da Graça, para deferir nossas ações de delito perante Ele. O Apóstolo São João, nos aconselha dizendo: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis: e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. I João 2,1. Isso quer dizer, que todas as vezes que pecamos, temos um defensor ao nosso dispor, que nos advoga perante o Pai, porém; temos que admitir nosso erro, nos humilhar, e com fé, chegarmos ao trono da graça, (tribunal da nossa defesa), pedir perdão do nosso erro, ou pecado, por sua vez o nosso Advogado, Jesus Cristo intermediará esse pedido junto á Deus, (o Juiz), e intercede por nós, o Juiz defere aquele pedido, dando o veredicto, através do sangue do seu filho que foi vertido na cruz do calvário, e nos purifica de todo pecado. I João 1,7.

    Quanto ao nosso acusador, ele continua com suas exposições acusatórias, conforme João expressa, quando na sua revelação do Apocalipse na ilha de Patmos, que assim diz: E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. Apocalipse 12,10. Graças ao nosso Bom Deus, que chegará o dia em que nosso adversário não nos acusará mais, no entanto, enquanto esse dia não chegar, temos que conviver com esta situação, visto que o diabo não se cansa de nos acusar diante do nosso Deus, todavia, somos agraciados com o favor de Deus, mesmo sem merecimentos, Ele está ao nosso dispor, a qualquer hora e momento de nossas vidas, pois esse Juiz, nunca troca de plantão, e nem tira férias, dia, ou noite, com chuvas, ventos, trovoadas, domingos ou feriados, cheguemos com confiança ao tribunal, que atenderá nossas petições, conforme declara o Salmista: Ele não deixará que seu pé escorregue, seu guarda não dorme. O guarda de Israel nunca descansa nem dorme. Salmos 121.3-4 (Bíblia Hebraica). Além de ele ser nosso supremo juiz, também é o nosso guarda por excelência e fiel, convém dizermos, que é o único guarda que não dorme e nem cochila, e nem tira férias, porém temos que chegar ao seu tribunal com fé, pois doutra forma estaremos cometendo pecados, visto que tudo que iremos fazer, ou praticar para Deus, tem que ser por fé, pois sem fé, é impossível agradar a Deus. Hebreus 11,6, ainda mais, no versículo acima do nosso texto, o escritor nos fala, que é necessário confiança, para podermos ser ajudado, e essa ajuda, vem do nosso Advogado, intercedendo por nós, sem essa confiança, nossos pedidos serão indeferidos pelo Supremo Juiz, se também estivermos em desavença com nosso semelhante, isto, sem liberar perdão, ou sem pedir perdão, será condicionado perante Deus, enquanto não pedirmos perdão, ou liberarmos o perdão, Deus também não nos perdoará. Mateus 6.14-15. E, continuaremos em pecados, Deus não se agrada de tal situação, Ele tem que ser o centro de nossas vidas, e nossas atenções, para honra e glória do seu nome, Deus precisa ser glorificado em todas as nossas práticas, quer dizer; em todos os nossos atos, Deus precisa sentir prazer, assim como nossos filhos nos dão prazeres por suas boas ações praticadas, da mesma forma nosso Deus, como nosso bom Pai celestial. Paulo nos confirma dizendo: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. I Coríntios 10,31.

     A Bíblia, como manual de instrução, e constituição dos verdadeiros adoradores de Cristo, nos alerta, e quero fazer uma pequena ilustração dizendo; se a bíblia fosse um semáforo que sinaliza o verde para passarmos, nós estaríamos no sinal amarelo, advertindo-nos, que virá o sinal vermelho, significando perigo, fechando o caminho para passarmos, assim também, o tribunal de nossas defesas, está nos alertando que somente funcionará, durante a dispensação da graça, pois esse tribunal não é eterno, e sim transitório, um dia as portas irão se fechar, isto quando o Senhor Jesus Cristo vier buscar a sua amada igreja, aí, Ele deixará de ser nosso Advogado, e sim o Esposo da igreja, Mateus 25.1-6, depois de sete anos de regozijo nas bodas do Cordeiro, Ele retornará a este mundo, com grande poder e glória, para governar durante mil anos Marcos 13.26. Apocalipse 20.3, que será; Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores. Apocalipse 19,16. Acabando-se os mil anos, será instalado outro tribunal, agora o último dos tribunais, e Jesus então será Juiz, para julgar os pecados de todos aqueles que recusaram de aceitá-lo como Senhor e Salvador de suas vidas, como descreve o Apóstolo João: E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: E, os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo: Esta é a segunda morte, e aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20.11-15.

    Esse tribunal, que será o último de todos os tribunais, ( juízo final),será condenatório, não haverá apelos, nem segunda chance, visto que não terá mais o defensor, ou advogado, aquele que era advogado, agora foi promovido a juiz, e julgará com toda retidão e equidade os pecados da humanidade, grandes e pequenos, ricos e pobres, Deus passou ao seu Filho essa missão, conforme descreve o evangelista João; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. João 5,27. Alguém pode nos perguntar se é um tribunal condenatório, então porque julgar se já se sabe que vai ser condenado? Primeiro: ninguém pode ser condenado sem direito de defesa, é preciso ouvir cada um. Segundo: Foi uma opção de escolha, e então será julgado por aquilo que escolhera, visto que nosso destino somos nós que escolhemos nesta vida. Por isso então, o nosso conselho para que todos aproveitem a oportunidade que tem hoje, enquanto a porta da graça está aberta, visto que em breve irá se fechar, o Apóstolo São Paulo aconselha a todos, a respeito dessa tão preciosa salvação. Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação. II Coríntios 6,2. Jesus, nosso Senhor e Salvador, faz o convite a todos os pecadores: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11: 28-30. Nunca se esqueça, todas as vezes que for orar, lembre-se de pedir perdão dos seus pecados, o tribunal estará aberto para te atender, depois, é só glorificar a Deus, levantar a cabeça, e dizer: Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito, conforme Romanos 8,1. amém. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.
   

"THE FIVE MAJOR VIRTUES OF CHRISTIANITY"



For the kingdom of God is not in word, but in power. 1 Corinthians 4.20.

     The dictionary defines Michaelis of Portuguese that Christianity is the foundation of modern civilization, I want to go further and highlight under the Holy Bible, the name began as Christianity was in Antioch, where the disciples were assembled, for the first time were called Christians. Acts 11.26. This means that to be a Christian, you have to be a follower of Christ, or rather disciple of Christ, and also the servant of Christ. There is some force in it, to be a Christian? Consider the testimony of certain citizen, successful in life, and international fame, named John Lennon, musician, composer, writer and activist British, gained worldwide notoriety as one of the founders of the rock group The Beatles, and, in 1966 he said that Christianity would end up, since he (John Lennon) was more popular than Jesus Christ, as God's mercy is great, God gave Lennon 14 years for him to recant, or beg forgiveness its blasphemy and disrespect to the Almighty, but he continued in his ignorance, and his fame continued to rise, raising further your ego, no turning back, and continuing with their blasphemy of the Lord Jesus, on 8 December 1980, in the afternoon John Lennon was surrounded by fans, handing out autographs, comes a 25 year-old by the name of Mark Chapman, and asked to autograph an album cover of the singer called Double Fantasy, thence, to Lennon following his recording studio, returning to his home around 23 hours, accompanied by his wife Yoko Ono, and Lennon gave when entry into his residence in the building Dakona in New York, the same young man approaches and calls him by name, shouting Mister Lennon, and pulls out a gun, firing five shots at Lennon, and he falls into the reception of the building, then the doorman of the building disarmed Chapman and kicked the gun away, and asked him: "You know what you did? ". Mark Chapman calmly replied: "Yes, I shot John Lennon." Lennon was rescued, taken to hospital, but losing a lot of blood, died, and thus silenced his popularity, ask now! And Jesus Christ? I answer with pleasure; remains the same yesterday today and forever. Hebrews 13.8.

     As for Christianity, has not stopped growing since Jesus said to Peter, about his church, which is Christianity: Thou art Peter, and upon this rock I will build my church, and the gates of hell shall not prevail against it . Matthew 16:18. It should say that the stone that Jesus said, was not Peter, but Jesus himself, Peter was just a fragment of stone, not stone. Nobody bar the growth of Christianity, whose foundation is the son of God, we will see the five greatest virtues of Christianity. 1st greatest virtue; Grace of God: For the grace of God that bringeth salvation hath appeared to all men. Titus 2.11. The grace of God is one of the virtues of Christianity, opening the door to salvation, Paul describes his companion Titus, probably in the year AD 66, a year before his death, his heart was jubilant satisfaction in announcing the favor unmerited of God for humanity, which is his amazing grace brings salvation to all men, since God making a balance, about humanity, the earth looked from heaven, and saw no one wants a fair, for all have sinned and were deprived of the glory of God. Romans 3:23. However, God's mercy is infinite and unlimited. This works great virtue in the lives of those who seek to enter the door of Grace, which is Jesus. 2nd greatest virtue; Jesus' blood: But if we walk in the light as He is in the light, we have fellowship one with another, and the blood of Jesus Christ His Son cleanses us from all sin. 1 John 1.7. The blood of Jesus is a glorious view of Christianity, because it purifies us from all sin committed by us, when will the Lord, begging her forgiveness. We glorify God, because the Blood of Jesus is the one and only who has the power to clean any dirt lodged in the Koran spiritual human being, and yet it is the only one who can cleanse our soul and spirit, as our whole being , becoming whiter than snow, about 760 years before Christ, the prophet Isaiah had already announced this virtue, and so the text says: Come now, and let us reason together, saith the Lord: Though your sins be as scarlet, they shall be white as snow: though they are red like crimson, they shall be as wool. Isaiah 1.18. 3rd greatest virtue; Faith: Now faith is the substance of things hoped for, the evidence of things not seen. Hebrews 11:1. Faith is more a virtue in the lives of those who serve the Lord, contrary to logic, and leaving the people without answers, because Jesus said: If ye have faith as small as a mustard seed, you will say to this mountain, 'Move from here to there, and pass away: and nothing shall be impossible. Matthew 17.20. The fruit of faith is trust, believing that the impossible will happen, is to believe that the final word is that everything can, and for him there is nothing impossible. Luke 1.37, is believing when the doctor says, there's way more, exercise faith, and Jesus says, "Trust me, everything that I have not yet given the final word," and then we glorify God for more a victory achieved, ie why; Jesus is the author and finisher of our faith. Hebrews 12.2. Even the writer of Hebrews tells us: But without faith it is impossible to please God, because it is necessary that he who comes to God must believe that he exists and that he rewards those who seek him. Hebrews 11.6. This proves that the just shall live by faith, and we will do everything in spiritual life, one must have faith, faith to pray, praise God for faith, faith to worship the Lord, faith to offer our contributions to not happen the same what happened to Cain, who offered to God without faith, and God refused his offer, that means that whatever we do for God, without faith is sin.

     4th highest virtue; Love: Whoever does not love does not know God, because God is love. 1 John 4.8. God demonstrated His love toward us, while we were yet sinners, and the Apostle Paul tells us in his second letter to the Corinthians 5.14, that love of Christ constrains us, that love is in the hearts of those who serve Christ, is a virtue that neither the world, and no one can erase the contrary, only tends to increase when the true Christian is, as Paul says: And the Lord will grow, and grow in love one toward another, and toward all , as we do for you. 1 Thessalonians 3.12. Ultimately, everything we do for God, or for our neighbors, it has to be for love, otherwise, is sin. 5th biggest virtue: Authority: Behold I give unto you power to tread on serpents and scorpions, and over all the power of the enemy: and nothing shall by any means hurt you. Luke 10.19. This authority is known as the one who received all power in heaven and on earth also distributed to Christians, regardless of race, tribe, nation, rich or poor, and yes, those who have shaped their lives in the holy gospel, ie , the true worshipers and disciples of the Lord Jesus Christ, and not in word, and not human wisdom, much less bought with money, as happened to the Apostles, pray with laying on of hands, and those who received the impositions of hands received the Holy Spirit, and Simon Magus, who wore the practices of Gnosticism, had converted to the gospel, however, still not understanding what life was like Christian saw that through laying on of the apostles' hands the Holy Spirit was given, he offered them money, saying, Give me also this power, that on whomsoever I lay hands may receive the Holy Spirit, but Peter said to him, Thy money perish with thee, because thou hast thought that the gift of God may be purchased with money . Acts 8, 14-20. (After the rebuke of the apostle Peter, Simon repented and asked forgiveness). Here, we confirmed the 5 greatest virtues of Christianity, but there are many other virtues, that only those who serve God, can testify to this effect in their lives, as true witnesses of the Lord Jesus Christ. These are virtues that the world does not know, nor understand, because it seems to them that perish foolishness, but unto us which are saved it is the power of God. 1 Corinthians 1.18. Even the apostle Paul declares: Because it is written, I will destroy the wisdom of the wise and bring to nothing the understanding of the prudent. Where is the wise? Where is the scribe? Where is the inquirer of this century? Has not God made foolish the wisdom of this world? That in the wisdom of God the world did not know God through wisdom, it pleased God to save believers through the foolishness of preaching. 1 Corinthians 1: 19-21. Someone may ask how to unravel the mystery of these virtues, and be a partaker of them? I say it is not as simple as many think, because the keywords are, disclaimers, and cross, as Jesus himself will clarify in his sermon to his disciples saying: Then said Jesus unto his disciples, If any man will come after me, let him deny himself and take up his cross, and follow me, because whoever would save his life will lose it, and whoever loses his life for my sake will find it. What shall it profit a man to gain the whole world and lose his own soul? Or what shall a man give in exchange for his soul? Matthew 16: 24-26.

    Even the Holy Bible, as Christians manual, teaches us that to be possessed of these virtues, beyond the resignations, also there needs to be a major transformation, as described by Paul to the Ephesians: For about the last deal, have put off the old man , which is being corrupted by the lusts of deceit, and be renewed in the spirit of your mind, and put on the new man, which after God is created in righteousness and true holiness, by which falsehood, speak truth each one with his neighbor: for we are members one of another. Be ye angry and sin not: let not the sun go down upon your wrath. Neither give place to the devil. Let him that stole steal no more: but let him labor, working with his hands what is good, so you have something to share about what you need, not out of your mouth any unwholesome talk, but only such as is good for promoting edification, that it may give grace to those who hear. And do not grieve the Holy Spirit of God, whereby ye are sealed unto the day of redemption. Ephesians 4: 22-30. All these changes are necessary in the lives of those who adhere serve God, they are not simply labeled as Christians, as Jesus said; Not every one that saith unto me, Lord! Enter the kingdom of heaven, but he that doeth the will of my Father who is in heaven. Matthew 7:21. So Christians to be righteous, we must do the will of God, seek first the kingdom of God and his righteousness, and as the other things will be added. Amen EROTIDES Franciso DE LIMA.

sexta-feira, 22 de março de 2013

“AS CINCO MAIORES VIRTUDES DO CRISTIANISMO”

Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude. I Coríntios 4,20.

   O dicionário Michaelis da língua portuguesa define que o cristianismo é o fundamento da civilização moderna, eu quero ir mais além, e destacar segundo a bíblia sagrada, como se iniciou o nome cristianismo, foi em Antioquia, quando os discípulos estavam reunidos, e pela primeira vez foram chamados de cristãos.  Atos 11,26. Isto significa que para ser cristão, tem que ser seguidor de Cristo, ou melhor, discípulo de Cristo, ou também, servo de Cristo. Há algum vigor nisso, em ser cristão? Vejamos o depoimento de certo cidadão, bem sucedido na vida, e de fama internacional, chamado John Lennon, músico, compositor, escritor e ativista britânico, ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo de rock The Beatles, e, no ano de 1966, ele disse que o cristianismo iria se acabar, visto que ele, (John Lennon) era mais popular que Jesus Cristo, como a misericórdia de Deus é muito grande, Deus deu à Lennon 14 anos para ele se retratar, ou seja, pedir perdão da sua blasfêmia, e desrespeito ao Todo-poderoso, porém, ele continuou na sua ignorância, e sua fama continuava em ascensão, elevando mais ainda o seu ego, não voltando atrás, e continuando com sua blasfêmia ao Senhor Jesus, no dia 8 de dezembro de 1.980, na parte da tarde John Lennon estava rodeado de fãs, distribuindo autógrafos, chega um jovem de 25 anos por nome de Mark Chapman, e pede para autografar uma capa do álbum do cantor chamado Double Fantasy, dali, Lennon segue para seu estúdio de gravação, retornando para sua casa por volta das 23 horas, acompanhado por sua esposa Yoko Ono, e quando Lennon dava entrada em sua residência, no edifício Dakona em Nova Yorque, se aproxima o mesmo jovem, e lhe chama pelo nome, gritando Mister Lennon, e saca de um revólver, disparando 5 tiros contra Lennon, e ele cai na recepção do prédio, em seguida o porteiro do edifício desarmou Chapman e chutou a arma para longe, e perguntou a ele: “Você sabe o que fez?”. Mark Chapman respondeu calmamente: “Sim, eu atirei em John Lennon.” Lennon foi socorrido, levado ao hospital, porém perdendo muito sangue, foi a óbito, e assim, silenciou sua popularidade, agora pergunte! E Jesus Cristo? Respondo com muito prazer; continua o mesmo, ontem hoje e eternamente. Hebreus 13,8.

    Quanto ao cristianismo, não parou de crescer, visto que o próprio Jesus disse a Pedro, sobre a sua igreja, que é o cristianismo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16,18. Convém dizer, que a pedra que Jesus disse, não era Pedro, e sim o próprio Jesus, Pedro era simplesmente um fragmento de pedra, e não a pedra. Ninguém barra o crescimento do cristianismo, cujo fundamento é o filho de Deus, veremos a seguir as cinco maiores virtudes do cristianismo. 1ª maior virtude; A graça de Deus: Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Tito 2,11. A graça de Deus é uma das virtudes do cristianismo, abrindo as portas para a salvação, Paulo descreve ao seu companheiro Tito, provavelmente no ano 66 DC, um ano antes de sua morte, o seu coração estava jubilante de satisfação, em anunciar o favor não merecido de Deus para com a humanidade, que é a sua maravilhosa graça, trazendo salvação a todos os homens, visto que Deus fazendo um balanço geral, a respeito da humanidade, olhara dos céus a terra, e não viu um justo se quer, porque todos pecaram e destituídos ficaram da glória de Deus. Romanos 3,23. No entanto, a misericórdia de Deus é infinita, e plena. Essa grande virtude opera na vida daqueles que buscam entrar pela porta da Graça, que é Jesus.  2ª maior virtude; O sangue de Jesus: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1,7. O sangue de Jesus é uma gloriosa virtude do cristianismo, pois nos purifica de todos os pecados cometidos por nós, quando iremos ao Senhor, lhe suplicando o perdão. Glorificamos a Deus, porque o Sangue de Jesus é o único e exclusivo, que tem poder para limpar toda e qualquer sujeira espiritual alojada no corão do ser humano, e ainda, é o único que pode lavar nossa alma e espírito, como todo nosso ser, tornando-nos mais alvo que a neve, cerca de 760 anos antes de Cristo, o Profeta Isaías já anunciava essa virtude, e assim diz o texto: Vinde então, e arguí-me, diz o Senhor: Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve: Ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Isaías 1,18.  3ª maior virtude; A fé: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11.1. A fé é mais uma virtude na vida daqueles que servem ao Senhor, contrariando a lógica, e deixando o povo sem respostas, pois disse Jesus: Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mateus 17,20. O fruto da fé, é a confiança, crendo que o impossível irá acontecer, é crer que a palavra final é daquele que tudo pode, e para ele não há o impossível. Lucas 1,37, é crer quando o médico diz, não há mais jeito, exercitamos a fé, e Jesus diz: “Confie em mim, que tudo posso, ainda não dei a palavra final,” e então, glorificamos a Deus por mais uma vitória alcançada, isto por que; Jesus é o autor e consumador da fé. Hebreus 12,2. Ainda o escritor aos Hebreus nos diz: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11,6. Isto prova que o justo viverá da fé, e tudo que faremos na vida espiritual, é preciso ter fé; fé para orar, fé para louvar a Deus, fé para adorar ao Senhor, fé para ofertar as nossas contribuições, para não acontecer o mesmo que sucedeu com Caim, que ofertou a Deus sem fé, e Deus recusou sua oferta, isso quer dizer, que tudo que fizermos para Deus, sem fé, é pecado.

     4ª maior virtude; Amor: Aquele que não ama, não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1ª João 4,8.  Deus provou o seu amor para conosco, sendo nós ainda pecadores, e o Apóstolo Paulo nos afirma na sua segunda carta aos Coríntios 5,14, que o amor de Cristo nos constrange, esse amor está nos corações daqueles que servem a Cristo, é uma virtude, que nem o mundo, e ninguém pode apagar, pelo contrário, só tende a aumentar, quando o cristão é verdadeiro, conforme declara Paulo: E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco. 1 Tessalonicenses 3,12. Enfim, tudo que fazemos para Deus, ou para nossos semelhantes, tem que ser por amor, doutra forma, será pecado. 5ª maior virtude; Autoridade: Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Lucas 10,19. Essa autoridade é designada por aquele que recebeu todo o poder, nos céus e também na terra, distribuída aos cristãos, independente de raça, tribo, nações, pobres ou ricos, e sim, aqueles que têm suas vidas moldadas no evangelho sagrado, ou seja, os verdadeiros discípulos e adoradores do Senhor Jesus Cristo, e, não consiste em palavras, e nem sabedorias humanas, muito menos comprado com dinheiro, como aconteceu com os Apóstolos, orando com imposição das mãos, e os que recebiam as imposições das mãos, recebiam o Espírito Santo, e Simão Mago, que usava as práticas do gnosticismo, se convertera ao evangelho, porém, não compreendendo ainda como era a vida cristã, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo, mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Atos 8, 14-20. (Após a repreensão do apóstolo Pedro, Simão se arrependeu, e pediu perdão). Aqui, confirmamos as 5 maiores virtudes do cristianismo, porém existem muitas outras virtudes, que somente quem serve a Deus, pode testificar desse vigor em suas vidas, como verdadeiras testemunhas do Senhor Jesus Cristo. São virtudes que o mundo não conhece, e nem entende, pois parece loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1,18. Ainda o apóstolo Paulo declara: Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1: 19-21. Alguém pode indagar como desvendar o mistério destas virtudes, e ser participante delas? Eu digo que não é tão simples como muitos pensam, visto que as palavras chaves são; renúncias, e cruz, como o próprio Jesus esclarecera no seu sermão para seus discípulos dizendo: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me, porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16: 24-26.

   Ainda a bíblia sagrada, como manual dos cristãos, nos ensina que, para sermos possuidores destas virtudes, além das renúncias, também é preciso haver uma grande transformação, como descreve Paulo aos Efésios: Porque, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade, pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade, não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Efésios 4: 22-30. Todas estas transformações são necessárias nas vidas daqueles que aderirem servirem a Deus, que não sejam simplesmente rotulados como cristãos, como disse Jesus; Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7,21. Então para sermos cristãos virtuosos, é preciso fazer a vontade de Deus, buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e quanto às demais coisas, vos serão acrescentadas. Amém. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.    

domingo, 3 de março de 2013

“DISSE JESUS: NÃO CHORES.”



E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. Lucas 7,13.

   O choro, é um fenômeno neurológico e endocrinológico, causado pela contração da glândula lacrimal, relacionado ao instinto de defesa do ser humano, como resultado de algum tipo de emoção, tanto de tristeza, como de felicidade, no caso da viúva de Naim, que morava na pacata e humilde cidade chamada Naim, próximo ao mar da Galiléia, ao sul do Monte Tabor, distante cerca de 30 quilômetros de Cafarnaum, ou a caminhada de um dia, cidade a qual Jesus Cristo escolhera para morar, mudando-se de Nazaré, conforme Mateus 4.12,13. Região que concentrava-se uma  grande parte do povo gentio, hoje, a cidade de Naim ainda existe, está totalmente dominada pelos muçulmanos, segundo relatos, no ano de 2005 a população da cidade de Naim, era de 1.600 habitantes, atualmente sua renda per capita vem do turismo, e da fabricação de tapetes, que dizem ser os mais lindos e belos tapetes do mundo. Nos diz o relato bíblico, que Jesus, após ter operado um milagre na sua cidade, Cafarnaum, curando o servo do centurião, tem o desejo de ir até Naim, e com Ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão, que somente o evangelista Lucas teve o privilégio de mencionar esse tão importante acontecimento. Depois da grande caminhada, chegando perto da porta da cidade, o Mestre observava outra multidão, porém inferior a que lhe acompanhava, e também de cunho diferenciado, de choro angustiante, cujo centro das atenções, era um jovem, filho único de sua mãe, dentro de um esquife, conduzindo-o ao sepultamento, e a pobre mãe ao lado do filho chorando,  visto que ela passara por dupla aflição constrangedora, seu marido tinha falecido, estava enfrentando o dissabor da viuvez, porém tinha ainda um consolo, que era seu filho único, e podia dividir seus pesares com seu filho, surpreendentemente, repete-se o mesmo dissabor, a morte bate a sua porta mais uma vez, agora levando a óbito, o seu único filho.

   A viúva era de boa índole  visto que uma multidão da cidade, acompanhavam o féretro, como sinal de pesares e condolências pelo ocorrido, de repente  se aproxima a outra multidão, onde o Senhor da vida se fazia presente, e Ele avista aquele cenário não agradável, se aproximando da viúva, moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores, alguém poderia até estranhar aquela atitude de Jesus, visto que a pobre coitada, não tinha outra opção, a não ser chorar e chorar, não havia outro consolo, porém, aproveitamos o ensejo para afirmar que por duas razões jesus disse não chores, primeira razão: Ele disse não chores, visto que Ele é o consolo dos que choram, e possivelmente, disse a ela, que aqui neste mundo é assim mesmo, pois Ele também tinha passado pelo mesmo problema, o seu pai  havia falecido, e no mundo tereis aflições. Segunda razão: Ele disse não chores, porque ali estava o Senhor da vida, e, em suas mãos estava a solução, e a palavra final era dele, como diz o texto. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. Lucas 7: 14,15. Agora muda-se o senário, a morte dá lugar a vida, o que era choro de tristeza, transforma-se em choro de alegria. E, todo o povo deram testemunhos da grandeza em que Jesus operou, e de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda judeia e por toda a terra circunvizinha. Lucas 7.16,17. Vemos que o prazer de Jesus, é dar felicidades aos desconsolados, transformar vidas, ressuscitar sonhos, para que seu Pai seja glorificado nele.

   Para Jesus, não tinha obstáculos, nem distâncias, ou qualquer dificuldades para ir ao socorro dos aflitos, ainda que todo mundo se esqueça de ti, Ele jamais esquecerá, pois Ele é o bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas,  hoje não é diferente, não mudou, e nunca mudará, as suas mãos continuam estendidas para salvar, curar, restaurar vidas, e também até ressuscitar, segundo sua vontade soberana, seu poder não diminuiu em nada, pelo contrário, Deus o Pai, outorgou a Ele, todo o poder, no céu e na terra. Mateus 28,18.   É isso que Jesus veio trazer, e oferecer a humanidade, vida, e vida em abundância. O mundo estava em densas trevas, o povo andava como ovelhas sem pastor, e, então a Graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens. Tito 2,11. E, então afirmamos, assim como Ele operou o milagre no filho da viúva de Naim, continua a operar em nossos dias, pois Ele é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13,8.  Sabemos que, a adversidade também pode bater em nossas portas, e, para isso precisamos estar alicerçados na rocha, que é o próprio Cristo, podemos confiar, creia, que o choro pode durar uma noite, mais a alegria virá pela manhã. Salmos 30,5, a tristeza se transformará em alegria, e  o fraco ficará forte, para Ele, nada é impossível, conforme Lucas 1,37. Se estás na mesma situação, ou semelhante aquela viúva,  não desespere, o Senhor continua com a solução, se acabas de perder seu emprego, seu automóvel, sua casa, seu amigo, ou mesmo seu único filho, Jesus continua a dizer; não chores, estou contigo nas horas difíceis, tanto no monte, como no vale, tuas orações tem chegado até mim, continue persistindo, orando com fé, e esperando a vitória, disse Jesus: Se alguém me servir, meu Pai o honrará. João 12,26. Pois mesmo que os sábios e entendidos já disseram que não tem mais jeito, se o médico já desenganou,  lembre-se, a palavra final é do Senhor Jesus, Ele está no controle de tudo, inclusive de sua vida, medite nas palavras do salmista Davi; esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Salmos 40,1. Nas horas difíceis de nossas vidas, que, ninguém á nossa volta não pode nos socorrer, devemos exercitar a fé em Deus, com toda confiança, conforme declara a sua santa palavra; Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46,1. Deus nunca tarda, sua resposta chega na hora certa, basta confiarmos, a sua palavra nos garante, que nosso Deus não dorme, e nem cochila, Ele é o guarda fiel do seu povo. Salmos 121.4. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.