quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

“CUIDADO COM OS ENTULHOS”


E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os
filisteus entulharam e encheram de terra. Gênesis 26:15.

    No capítulo 26 do livro de Gênesis, narra à história de Isaque, filho de Abraão, que na terra de Canaã, onde o mesmo habitava, sobreveio uma grande seca, e consequentemente fome sobre a terra, como nos dias de Abraão seu pai, porém Deus, sendo provedor do seu povo, disse a Isaque: Não desça ao Egito; habita na terra em que eu te disser, peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência, darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai. E assim procedeu Isaque conforme Deus ordenara, foi para Gerar, onde se depara com Abimeleque, rei dos Filisteus, (os filisteus eram ferrenhos inimigos do povo de Deus) ali em Gerar, arruma sua colocação, e começa a plantar, como Deus prometera, sua semente produzia um por cem, ou seja, cem vezes mais, sendo assim, ele foi enriquecendo, e tornando-se poderoso naquele lugar, pois as promessas de Deus não falham, isso levou os filisteus, a terem invejas de Isaque, e apertaram Abimeleque seu rei, para dar jeito na situação. E, Abimeleque foi até Isaque, e disse: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós. Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá, sendo sabedor que seu pai Abraão também habitara ali no mesmo lugar, por consequência também da seca e fome que assolara Canaã, Isaque inteligentemente, tem uma ideia nobre, procurarei os poços que meu pai cavou, limparei, e assim evito cavar outros poços, e terei águas abundantes, para meus rebanhos de ovelhas, de gado, e para todo meu povo, porém não imaginava o problema que lhe viria, nem sempre a carona dá certo, chegando aos poços presenciou-os cheios de entulhos que os filisteus jogaram, entupindo-os, logo após a morte de seu pai Abraão, não vendo problemas, fez a devida limpeza, os filisteus entupiram novamente com entulhos e areia.

   Não desistindo de seu plano, foi agora cavar novos poços, e mãos à obra, e cavando o primeiro poço, acharam ali águas vivas, repete o mesmo problema, os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa, entupiram novamente, ele não desiste, estava firmado na promessa Divina, começa tudo novamente, e cavou outro poço, os inimigos não ficaram quietos, e novamente entupiram, agora ele muda de lugar, e não olhando os obstáculos dos entulhos, cava novamente outro poço, aí, vem a vitória, os filisteus não porfiaram mais sobre ele; por isso chamou-o Reobote aquele lugar, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra. Então, edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda, e os seus servos, agora cavaram poços à vontade, sem nenhum impedimento, pelo contrário, Abimeleque, veio acompanhado com seus amigos, e príncipe de guerra, e disseram a Isaque: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo. Gênesis 26.17-31. Tiramos desse episódio, uma grande lição, nossos inimigos sempre estão dispostos a jogarem entulhos no nosso caminho, mas quando não saímos da direção de Deus, chegará a hora que nossos inimigos nos aplaudirão confessando, que só o Senhor é Deus.    Vejamos agora, o que significa entulhos, e os seus efeitos no dia-a-dia do nosso cotidiano.

  Entulhos: São os resíduos das construções civis, que normalmente são compostos por: Restos de cimentos, tijolos, madeiras, areias, pedras, vidros, concretos, etc. Porém vemos que tudo isso, que hoje são chamados de entulhos, um dia foram coisas nobres, com as devidas utilidades, e nossos inimigos aproveitam o que hoje é lixo, para querer nos barrar, para tropeçarmos nos mesmos, mas, digo que os entulhos dos inimigos, não é um grave problema, desde que tenhamos os devidos cuidados, e não darmos atenções para eles, agora, os grandes, e graves problemas, são os entulhos criados por nós mesmos. Temos como exemplo na nossa vida secular, os cartões de créditos, são nobres, nos dá créditos junto às compras, inclusive no exterior, porém quando exageramos nas despesas, às vezes nos tornam nuns grandes transtornos em nossas vidas, quando não conseguimos mais saudá-los com nossos compromissos, aí, eles viram entulhos para nós, vem o nome sujo, e a dívida impagável, quantas pessoas estão nesta situação desagradável, os limites do cheque especial, que outrora era de grande valia, para servir de créditos nas horas das necessidades, vindo os descontroles, e as consequências, sem condições de quitá-los, hoje também viraram entulhos, com o seu nome negativado.  Na nossa vida espiritual, também não é diferente, e ocorrem as mesmas situações, muitas bênçãos de Deus que serviriam de alicerces para nossas vidas, podemos transformá-las em entulhos, você pode até duvidar, mais vamos provar pela palavra de Deus. Tomaremos como primeiro exemplo, a Santa Ceia. O Apóstolo São Paulo, ensinando na igreja de Corinto, esclarece o que recebera do Senhor, que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, e comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim, semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue: Fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim, porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. I Coríntios 11.23-27. Paulo diz que a Santa Ceia, para o verdadeiro cristão, significa o corpo e o sangue do próprio Jesus, como alimento espiritual da nossa alma e espírito, porém se tomarmos indignamente se torna um entulho para nossa vida, ou seja, servirá para nossa própria condenação, veja o que seria para salvação, agora servirá para condenação, conforme o versículo 29 do mesmo capítulo, que assim diz: Porque o que come e bebe indignamente, como e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Dons espirituais: Paulo fala, que o de profecias fala aos homens para edificação, exortação e consolação da igreja de Cristo. I Coríntios 14,3, porém se alguém profetizar de si próprio, torna-se falso profeta, e, não sabendo usar o dom que Deus agraciou, com certeza será um entulho para sua vida.   

   Ministério: Paulo descreve em sua carta a Timóteo, que quem deseja o episcopado, excelente obra deseja I Timóteo 3,1, é uma dádiva de Deus, para servir de benção na vida daqueles que tem o ministério de ensinar, como também no pastoreio do rebanho do Senhor, no entanto, tem de conduzi-lo com zelo e amor, doutra forma, torna-se um entulho na vida dos que não levam a sério, Jesus no seu sermão da montanha, adverte a respeito do que vai acontecer com tais pessoas, que levam o seu ministério de qualquer maneira, assim Ele disse: Muitos me dirão naquele Dia (juízo final), Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7.22-23. Tais pessoas que Jesus disse que irão aparecer perante Ele no juízo final, não são pessoas comuns, e sim que tem ministérios, e serão condenados, então, o que era belo e honroso, não sabendo cuidar, tornou-se entulhos, para os mesmos, quantos ministros do evangelho, que eram uma benção nas mãos de Deus, hoje viraram hereges, pregando doutrinas de demônios, como se fossem verdadeiras, enganando-se a si mesmo. No capítulo primeiro de Gênesis, no seu versículo vinte seis, Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Hoje, muitos, já não são a imagem e semelhança de Deus, saíram dos propósitos do Criador, e tornaram-se entulhos, uns caíram no mundo das drogas, outros nos adultérios e prostituições, nas feitiçarias, idolatrias. Porém, nem tudo está perdido, ainda resta uma esperança, para os entulhos das construções, jogados nos lixões, surgiram as indústrias de reciclagens, voltando o valor original, tornando úteis, para as construções. Na vida espiritual, também temos o grande reciclador, que é o próprio Deus. Encontramos no livro do profeta Jeremias, no seu capítulo dezoito, Deus manda Jeremias descer á casa do oleiro, e ver a maneira com que é feito o vaso de barro, e observar quando um vaso cai das mãos do mesmo quebrando-se, o oleiro pega os cacos, e torna a refazer um vaso novo, de igual modo também Deus faz com aqueles que se distanciaram dEle, dos cacos que formaram entulhos, o próprio Deus refaz um vazo novo, sem nenhum defeito, basta uma coisa, querer voltar para Ele, e de braços abertos, o bom pai recebe o filho pródigo, conforme Lucas 15.11-32. Amém. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ATÉ AQUI O SENHOR NOS AJUDOU. 1º SAMUEL 7,12b.


Estamos chegando ao final de mais um ano, muitas foram às lutas, os problemas, as dificuldades, mais em tudo isso o Senhor nunca nos deixou só como órfãos, pelo contrário, sempre esteve ao nosso lado, para nos dar forças, e coragem tornando-nos mais que vencedores, por Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador. Então podemos dizer como disse Samuel, após vencer a grande batalha contra os filisteus, que lutavam, e perturbavam os israelitas, o Senhor deu forças a Samuel, e deu um basta aos inimigos, e cheio de alegrias expressou diante de todos dizendo: Até aqui o Senhor nos ajudou. Sei que, muitos não conseguiram alcançar o fim do ano, mas em tudo damos graças a Deus, porque a sua vontade fala mais alto do que a nossa, e isso não quer dizer que foram derrotas. Agora estamos prestes a entrarmos no ano novo, ou seja, 2013 e ascendem as nossas esperanças numa perspectiva, que seja melhor que 2012, porém somos conhecedores que o mundo jaz no maligno, como afirma a palavra de Deus em I João 5,19, o povo não mudam suas atitudes, e querem um mundo melhor, porém nós, os servos do Senhor, esperamos melhora quando Ele vier nos buscar, para estarmos com Ele para toda a eternidade amém. No entanto, enquanto Ele não vem, devemos estar cada vez mais, fortalecidos na fé, para enfrentarmos os dias maus, queremos agradecer, todos aqueles que estiveram juntos conosco em 2012, e esperamos continuar juntos, no próximo ano,  muito obrigado, aos leitores do meu blog, continuem lendo, e orem por mim, para que Deus continue a dar-me mensagens que sirvam de edificações, um grande abraço, e que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o grande amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, estejam presentes nas vossas vidas, esse é o meu desejo, do fundo do meu coração. “FELIZ 2013, COM CRISTO”. EROTIDES FRANCISCO LIMA.  

"GOD DOES NOT WANT OUR LOVE DIVIDED WITH THE WORLD."


Love not the world, neither the things in the world. If anyone loves the world, the love of the Father is not in him. I John 2:15.

     According to the Bible dictionary, the definition of love means: Feeling of appreciation for someone, accompanied by her desire to do good. As for the love of God, is more sublime, because God is love itself, your love is the foundation of the Alliance, the foundation of their faith, and reason of the election of his people. Christ is the greatest expression and proof of God's love for humanity, as described by the Evangelist John, in his Gospel; For God so loved the world that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth in him should not perish, but have eternal life. John 3:16. God's love for us is a love without limits, no restrictions, no boundaries with regard to human beings, because the raw material is made by your hands, but when we become children of God, through the sacrifice of crucial Jesus Christ, our love for Him, can never be shared with the world, because we will lose the benefit of salvation.

       God will not accept those who want to stay with him, and the world, very accurately describes the Evangelist Matthew, the words spoken by Jesus, No man can serve two masters: for either he will hate the one and love the other, or if devoted to one and despise the other. Ye can not serve God and mammon. Matthew 6.24. Mammon is an Aramaic word origin, which means riches or money, someone puts on your heart like a god, and may lead to hell. Already some time ago there is a move among evangelical, which I do not want to make judgments whether it is right or wrong, this movement titled "Athletes of Christ", is a movement made up of athletes Christians of various denominations, belonging to sports world of all types such as: Football, swimming, volleyball, basketball, judo, runners, wrestling, tennis and many other sports, social classes and ethnic groups, not only have science, if players pool and decks are parts of that movement. The institution cooperates effectively with the local church and other Christian organizations, promoting the integrations between churches, sports fans and influenced by them, today the organization is headed by former athlete and current assistant coach of the Brazilian national football Jorginho, with vice Silas is president, current professional coach, and executive director is former athlete Paulo Sergio, I repeat, do not want to be judgmental, but say it was the gateway in the evangelical, to also enter other movements, making ripple effect, or dominoes. We heard talk of believers linked to Freemasonry, even evangelical leaders, and we had such sciences, but they were masks, or in the closet, as the saying goes, now began to take off the masks, or out of the closet, also forming a movement with the title of Masons of Christ, with the motto "We are one in the bonds of love." Movement that had its beginning on August 3, 2011, with 60 supporters, all evangelicals gathered at Hotel Guanabara, Rio de Janeiro. Gradually we see the world entering the churches, and for many this is normal. Now amazingly, seems to lie more is pure truth, a new motion with the title "the periguetes of Christ, or periguetes Gospel" young women who wear his clothes depravadamente sexy, showing up private parts of their bodies.

     Congressman Jean Wyllys, RJ-PSOL, is elaborating a draft bill regulating the profession of prostitutes on the payroll, then ask, will it appear more of a movement called prostitutes Christ? May the Lord have mercy on the believers who are blindfolded, and these sales are plucked them to see the light. The only conclusion we reached when we see all this happen within our churches, is that the return of Jesus is very close, so we ask, where is the conscience of those people who say they serve God, while their practices are adverse to Gospel of Christ, the Apostle Paul warns us in his epistle to the Corinthians saying: Be ye not unequally yoked together with unbelievers: for what fellowship hath righteousness with unrighteousness? And what communion hath light with darkness? II Corinthians 6.14. Nobody is obliged to serve God, we have the free will to choose according to our wishes or intentions, however, if we choose to serve God, we must fulfill the rules, and the first one, is to abandon the world and its lusts, mean; abandon sin, because God loves the sinner but love the sin, Jesus Christ made clear as to who wants to follow him, and so he said: Then said Jesus unto his disciples, If any man will come after me, let him deny himself, and take up his cross, and follow me. Matthew 16.24. The waiver is a requirement of the Gospel of Christ, there is no salvation without resigns, we must renounce the old nature, stripping off the old man of yore, the vices, the mistakes lies maltreatment, dressing with postures, as becometh saints, another requirement is the cross, not the cross there is no salvation, we must crucify our fleshly desires, our egos, our reasons, our carnal passions, knowing that the world will hate us, reject us because they did so with Christ, and our lives will no longer be ours as Paul said, I have been crucified with Christ and live, yet not I, but Christ liveth in me: and the life which I now live in the flesh I live by faith in the Son of God, who loved me, and gave himself for me. Galatians 2.20. Jesus did not come to seek a people mixed with the world, with one foot in the church, and another in the world, He comes for a people separate from the world, the Bible tells us to be a peculiar people, zealous of good works. Titus 2.14. Believers are alienated with the world forgetting, or ignoring the warning of the Lord Jesus who said: Many will say to Me in that day, Lord, Lord, have we not prophesied in thy name? And in thy name have cast out devils? And in thy name done many wonderful works? And then tell them plainly, I never knew you, depart from me, ye that work iniquity. Matthew 7:22-23. Many are mistaken when they think the loss of salvation, believing that only happens if practicing some sins as adultery, theft, lying, cheating, crimes etc. Lack of worshiping God, and contempt, placing the kingdom of this world in the first place, it also leaves us out of heaven, Jesus made clear; Seek ye first the kingdom of God and his righteousness, and all these things shall be added . Matthew 6.33. Do not forget us the great flood, and the destruction of Sodom, Jesus warns us not to fall into the same fate, so he said: And as it was in the days of Noah, so shall it be also in the days of the Son of Man. They were eating and drinking, marrying and giving in marriage, until the day that Noah entered the ark, and the flood came, and destroyed them all. Likewise also as it was in the days of Lot: they ate, they drank, they bought, they sold, they planted, they builded: But on the day that Lot went out of Sodom it rained fire and brimstone from heaven, and destroyed them all. So it will be the day when the Son of man is revealed. Matthew 17, 26-30. Look what happened in the two episodes the same things, the people involved with good things, worthy of life, who are not even sins, but sin was to forget the worship of the Lord, and seek first the Kingdom of God. We also find Jesus speaking very precisely, that if we love our own family more than Him, we can not be His disciples. Luke 14.26. Imagine if we love the things of this world. If we are to inherit eternal life, we can not live for us, since our life belongs to God, and love Him, must take priority in our hearts. Another strange thing is happening in many churches, their leaders authorize members of their churches to enroll in schools of dance, as ballets, and present their dances in worship as a way of worshiping God, unlike Miriam, as Exodus 15:20-21 . Dear pastors, will the gentlemen who are doing so are not bringing worldliness into their churches? Think about it, and respond to Jesus.

         Dear dear reader, if you already have made your choice, to serve Christ, let the world of sin, and only follow Christ because He is the only path that leads to God, believe in His word, that He Himself said ; I am the way and the truth and the life: no man cometh unto the Father, but by me. John 14:6. If you have not made your choice, is limping into two thoughts, decide soon by Jesus, for He is wonderful, and able to forgive all your sins and register your name in the Lamb's Book of Life, enjoying the brilliant salvation offered to us, Jesus has already paid the price for me and you, on the cross of Calvary. Call unto Him during the difficult times of his life, as the Psalmist says, God is our refuge and strength, a very present help in trouble. Psalm 46.1. So, do not change right from wrong, be happy with Christ, as Paul said with propriety; For there is one God, and one mediator between God and men, the man Christ Jesus. I Timothy 2.5. That the Gospel of Christ is our rule, and our compass to get to the right destination, which is heaven. Even so, come Lord Jesus. EROTIDES FRANCISCO DE LIMA.